HÁBITO DA LEITURA

Como qualquer outro hábito, inclusive o dos religiosos, o da leitura pode se adquirir em qualquer idade, mas ele se torna indispensável quando, na mais tenra infância somos apresentados ao universo encantado das letras.

Antes era mais difícil devido à ideia de que o livro é objeto quase sagrado e que como tal, não devia ser entregue a qualquer um, principalmente os pequenos, descuidados por natureza e portadores de mãos sempre sujas.

Mas o tempo passou e hoje temos os livros impermeáveis que são usados como atrativos nas banheiras dos bebês e é nesse momento, através das leituras das figuras, quando as criancinhas tomam conhecimento das tartarugas, baleias e golfinhos que também “gostam” de tomar banho que se faz a associação entre as boas histórias e os livros.

Na cama, pouco antes do sono chegar, é insubstituível e acalentadora uma história daquelas que, invariavelmente, começam com – era uma vez, num reino bem distante...

Sim, porque a história para inspirar bons sonhos, deve acontecer bem distante para que a noite não seja povoada por fantasmas nem pelo monstro que, algumas vezes, está escondido atrás da cortina ou sob a cama e que, fatalmente, aparecerá quando a luz for apagada...

Depois são as revistas em quadrinhos, os livros paradidáticos quando diversos estilos literários e grandes escritores nacionais ou estrangeiros são apresentados também como forma de estimular o interesse por outras línguas.

No Brasil dos dias atuais, quando o ensino de matérias instrumentais, como matemática ou física e as formadoras de pensamento crítico, como literatura e filosofia, a leitura é também negligenciada e os livros, antes objetos de desejo, cederam lugar para os celulares que, se houvesse interesse dos professores, bem que poderiam ser instrumentos para estimular o hábito da leitura entre os jovens com perguntas sobre personagens, como a cadela Baleia, a atraente Capitu, a valente Ana Terra, o irresponsável Vadinho ou o representante comercial Ezequias (Seu Quequé).

Mas querer isso é apenas ilusão da minha parte, porque na realidade temos na presidência uma pessoa que se ufana de nunca ter lido um livro; ministro da fazenda que desconhece economia e ministro dos direitos humanos que se solidariza com ações de terroristas...

CITAÇÕES

Ana Terra – Érico Veríssimo em O Tempo e o Vento

Cadela Baleia – Graciliano Ramos em Vidas Secas

Capitu – Machado de Assis em Dom Casmurro

Ezequias – José Condé em Pensão Riso da Noite, Rua das Mágoas.

Vadinho – Jorge Amado em Dona Flor e Seus Dois Maridos.