Ignorância autoimposta
" Só sei que nada sei " . Eu e você sabemos que quem disse essa frase emblemática foi Sócrates, um filósofo ateniense e um dos fundadores da filosofia ocidental. Como sabemos ele era um dos que mais sabia naquela época, dotado de inteligência e experiências que ia tendo com os atenienses e aumentando cada vez mais a gama de assuntos que ele debatia em praças públicas. Ele teve a humildade de reconhecer que quanto mais se sabe, mais as dúvidas surgem.
Certa vez o físico John Wheeler disse: " à medida que nossa ilha de conhecimento cresce, o mesmo acontece com a praia da nossa ignorância". John foi um físico que ajudou a desenvolver a bomba de hidrogênio.
Humildade, eternos aprendizes, reconhecendo a pequenez em relação a vasta gama de conhecimento existente e novamente humildade. Assim que temos de ser. Tempos atrás estava certo que iria passar em uma prova, eu tinha estudado por meses ( Observação: Eu achava que sabia estudar. Faltou humildade aqui), faltando uma semana para a prova já tinha abaixado o ritmo de estudo e tinha na cabeça que já sabia o que precisava ( mas a verdade é que sempre podemos saber um pouco mais), no dia da prova acordei confiante, um bom café e banho, um ônibus, e meio-dia já tinha acabado e já estava em casa, confiante no resultado. O resultado foi péssimo. Depois daquele dia comecei a reconhecer que sempre posso saber um pouco mais, e quando acho que já domino o assunto ainda estudo um pouco mais. Humildade é sempre bom para não viver uma ignorância autoimposta, eu sei que não sei tudo e nunca vou saber e ainda as coisas que sei tem coisas a saber …