E daí, que mal faz?

Uma revisão: será que crianças e jovens são todos iguais neste mundo tão moderno e cheio de tecnologias virtuais? Será? Quando bebês dormem na cama dos pais até quando querem e os pais deixam. Eles largam a mamadeira e a chupeta quando querem ou jogam pelo chão e fazem um berreiro danado. Só sabem comer e beber o que querem, quando querem e a hora que querem. E fazem birras e bate os pés ou dá tapas. E os pais já não tem mais controles sobre eles. E dai? Que mal fazem serem assim desde cedo né? E assim vai crescendo com o passar dos anos. E vai dando trabalho para a "tia" da creche, na pré -escola e nos ambientes escolares que se seguem. Pasmem! Imagina em um ambiente de creche de vinte a trinta crianças em período integral. Quem é o cristão ou professor abençoado que aguenta desse jeito? E assim a criança vai crescendo e já é um ser antissocial aos onze, doze ou treze anos. Isso sem falar das alterações e das características típicas do período da pré adolescência. Calma! É claro que tem muitas exceções por aí e que me desculpem os pais que são diferentes e agem e educam seus filhos da melhor maneira possível. Eles querem os mais diferentes e os melhores presentes de aniversário e que atendam seus gostos e a moda deles. Querem ganhar o melhor e mais moderno iPhone no Natal ou por ocasião do fim do ano letivo. Bem isso é pra quem pode ou pra quem tenha avós bem financeiramente. Pois tudo isso tem um alto custo financeiro e presente custa caro. Alguns já estão ficando até surdos com seus fones de ouvidos e olha que se brincar não tiram nem pra tomar banho. Eles são tão jovens e já tem centenas de coleguinhas e amigos virtuais. Conversam, jogam e discutem os mais variados assuntos o dia inteiro e noite e não gostam de serem interrompidos. Não pensam e nem medem os riscos ao se conectar com estranhos do outro lado do aparelho. Raramente vão a um culto, uma missa, uma reunião ou festa social ou familiar. Se não for top e rápida, não vão. Possuem um alto grau de exigência. E sempre conseguem tudo o que querem. E dai pai, mãe e avós são pra isso né? Que mal faz? Os pais já nem precisam brincar com eles. O celular e os jogos virtuais fazem isso. Os pais não precisam buscar nas festas e baladas. O Uber e o 99 já fazem isso. Os pais não precisam cozinhar. Tem o Ifood que faz isso e trás na casa a qualquer hora. Quem paga a conta? Os pais já não precisam nem educar. A escola integral faz isso. E daí? Que mal faz? Criar filhos está "mais fácil" e mais cômodo, afinal, a criança resolve tudo com cliques na tela. E daí? Que mal faz?

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 18/10/2023
Código do texto: T7911702
Classificação de conteúdo: seguro