Palestina

A Palestina é uma região localizada no Oriente Médio. Historicamente foi ocupada por diversos povos, como árabes e judeus, além de cristãos. No entanto, a partir da criação do Estado de Israel, para o povo judaico, a Palestina foi territorialmente dividida em duas porções: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. A Palestina era, no século XIX e XX, antes do nascimento do Estado de Israel, em 1948, um território habitado por centenas de milhares de pessoas e vivia, segundo a Enciclopédia Britannica, “um renascimento árabe”. A localização da Palestina tornava-a num local estratégico do ponto de vista comercial. A Palestina: corresponde à Judéia e à Canaã do mundo antigo. Os romanos se referiam à Síria Palestina, que era a terra dos filisteus (philistinos). A origem do cristianismo está intimamente ligada à Palestina. Nascido em Belém, criado em Nazaré e morto em Jerusalém, Cristo passou a vida pregando os seus ensinamentos na região. Os vestígios de sua presença estão por todo o território – e na fé de uma minoria local estrangulada pelas ocupações militares de Israel.A história de Israel e Palestina vai muito além de um conflito militar. A região sempre foi um barril de pólvora onde volta e meia um dos dois países fazem reinvindicações sobre o território, o estado ou a divisa na Faixa de Gaza. A Faixa de Gaza é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste e com Israel no leste e no norte. “Israel mantém a ocupação militar sobre os territórios palestinos da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém Oriental e das Colinas de Golã desde 1967. Os conflitos entre Israel e Palestina remontam à primeira metade do século XX e foram iniciados pela disputa em torno do território palestino. Essa rivalidade se iniciou com o crescimento da população judia na Palestina e resultou em uma série de conflitos a partir de 1948. Israel afirma que suas ações são em defesa de sua própria população, e os palestinos acusam Israel de sustentar um regime de perseguição. A Faixa de Gaza se encontra hoje cercada por todos os lados e o palestino não pode entrar nem sair”. 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 18/10/2023
Reeditado em 18/10/2023
Código do texto: T7911649
Classificação de conteúdo: seguro