As Guerras

Pela história vi o medo na imensidão de seres quando presenciavam as cidades destroçadas pelas bombas, muitos deles diziam apavorados:

--- meu Deus, meu Deus, o inferno é mesmo aqui.

Não mil vezes não, que apaguem os ódios que se incendeiam em cada discussão, porque elas começam realmente assim: as guerras, as insensíveis disputas trazendo as infelicidades, porque é só destruição.

Na Primeira Guerra Mundial, imensidões de soldados lutavam, matavam e muitos não sabiam o porque de estarem ali naquela carnificina louca, a ignorância poderia generalizar. Na Segunda Guerra mundial as mentes já estavam mais ou menos abertas, mas os desconhecimentos do certo e errado ainda pairavam no ar.

Agora, justamente nesses tempos modernos, ainda vejo guerras no ar, jovens até de uma certa forma cultos com sede de ódio em suas mentes, pessoas de todas as idades até com as mentes abarrotadas de informações, semeando ódios insensíveis... mas então os conhecimentos também são as causas das guerras que causam tanta dor!

Não, o que traz tanta dor é simplesmente a falta de Amor...

Na Ucrânia, em Israel, Rússia, os pavios acenderam, talvez se tivessem cortado o círculo vicioso, a horrenda guerra não começaria. Muitos inocentes não pagariam por causa dos pecadores, a iminência da terceira guerra mundial não teria, (ainda) ainda estaríamos tranquilos.

Muito ódio espalhado, brigas por expansões de terras, mais brigas por causa de religiões, mas pelo menos os cristãos devem seguir seu mestre que mesmo no alto daquela cruz, passado por sofrimentos indescritíveis, dizia com toda convicção:

--- Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem.

Mas espere aí, eu sei, falar é fácil justamente na questão de perdoar, justamente se estivéssemos naqueles fogos cruzados, destruindo nossas famílias, nossos amigos, com os corações em pedaços talvez imploraríamos aos Céus por vinganças.

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...