"UM TÉRMINO PT. 2”

(Texto acidental)

Às vezes "decido" sair pra comprar comida nos horários MAIS QUENTES pra evitar pessoas... Mas muitas vezes é algo sobre o destino.

Eu via aquele casal sempre juntos, desde que cheguei aqui e se não me falha a memória me contaram que estavam juntos desde os anos 70. Vi ele descendo a ladeira sozinho… Seu rosto era uma mistura de agonia, raiva e confusão. Achei estranho..."Tá sofrendo de calor?", perguntei rindo.

"Não… estou sofrendo de… Enfim…" e ficaram umas reticências de segundos intermináveis, que apertaram meu peito.

"CADÊ a @…?". Ele me olhou com cara de dor. "Ah, você não sabia…" e me contou do falecimento de sua esposa, companheira (que sempre me soava como ‘extensão’ de seu próprio corpo). “Por isso ele está perdido... Tiraram a metade dele.”, pensei com um olhar meio abobalhado. "Meus sentimentos…" peguei em seu ombro. "Bom você ter vindo! Sei lá… Dar uma descansada na mente…" (pessoalmente eu não sou tão bom com palavras. Ou fico sincero demais ou fico mudo)... ele deu de ombros com um jeito de quem diz: "E adianta?! Ela também não tá aqui."

Subi a ladeira de cabeça baixa, pensando nesta... “modalidade” de amor… que não tenho há anos. Esse amor regado por “companhia”... aquela coisa de casais que fazem tudo juntos. Felizes, tristes ou simplesmente normais... Dias juntos. Vida junta. "Ao menos isso, se eu não tenho… Então não posso perder"... Ofereci que ele viesse aqui na loja amanhã, tomar um café no finalzinho da tarde. No geral o máximo que posso fazer de bom pra 99% das pessoas tristes que encontro… É servir um café.

Bem…Hoje então peço a Deus que nos mande chuva. Daquelas que banham a alma da cidade… Sei que de manhã a danada até que deu às caras, mas não o suficiente. Não pra banhar essa “Tristeza árida” deste ano trágico que estamos passando aqui na nossa Banda de Bahia. Terra seca e cheia de sentimentos variados… Gente merecedora de alegrias e gente que não merece coisa nenhuma; tudo junto e misturado. Que a chuva chegue molhando todos. Sem as discriminações que eu mesmo, acabo fazendo...

Tem gente que está precisando respirar… sem tanta dificuldade para puxar o ar.

Foto:

@chapadadiamantina_nationalpark

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 15/10/2023
Código do texto: T7909489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.