Você já leu Voltaire?
Alguma vez você já ouviu falar de Voltaire? Se sim, provavelmente foi numa aula de filosofia, ou talvez numa roda de amigos nerds fascinados pelos pensadores que moldaram a literatura filosófica, ou de repente, num livro qualquer. Mas o fato é que este homem foi um dos precursores do iluminismo, e o que é mais admirável é a influência que sua literatura exerce até hoje no pensamento humano. Eu particularmente amo o Dicionário Filosófico, que aborda diversos assuntos, desde política a metafísica, analisando com maestria cada parágrafo. Dentre outras obras dele, posso citar o Tratado sobre a Tolerância, que foi escrito em defesa do protestante Jean Calas, envolvido injustamente num caso jurídico que por fim se revelou uma farsa. E o que falar de Zadig, homem que se mostrou inicialmente infortunado, se apaixonou por uma rainha inteiramente comprometida com a justiça, e ao mesmo tempo com um rei ciumento e desconfiado até da própria sombra. Procurou de diversas maneiras ajudar as pessoas à sua volta, perdeu a noiva por simplesmente ficar caolho devido a uma luta em socorro dela, pura ingratidão, diriam os mais idôneos da atualidade que este pisou em rastro de urubu, tanto é que salvou uma mulher de tamanha maldade e acabou sendo feito escravo no Egito. Venhamos e convenhamos, se há uma semelhança com a história bíblica de José é mera coincidência, mas este por sua sabedoria se fez benquisto aos olhos de seu senhor que o libertou. Se você ainda não leu nenhuma de suas obras, não perca mais tempo, aproveite enquanto está vivo, pois Voltaire tem muito a nos ensinar revelando muito dos seus pensamentos, e sim, a nos inspirar a sermos livres para escrever as nossas imaginações filosóficas.