Os Estatutos do Homem Imoderado

Artigo I

Fica decretado que, de agora em diante e avante, será terminantemente proibido falar escovando os dentes. Nessas ocasiões deve imperar e se fazer valer o saboroso silêncio, acompanhado de limpeza plena dos molares superiores.

Artigo II

Ainda no campo doméstico, fica decretado que todo bípede ou assemelhado tem por obrigação moral e cívica respeitar os limites divisórios e territoriais dos sanitários, de modo que urinar fora do vaso será considerado crime de natureza gravíssima e com pena de excomungo.

Artigo III

Fica decretado que, em todos os dias da semana,

inclusive no Natal mais alegre, no Ano Novo próspero, na Páscoa mais doce, serão abolidas as seguintes saudações: "Feliz Natal!", "Feliz Ano Novo!", "Feliz Páscoa!". Todo esse entusiasmo estrangeiro de fim ou começo de ano dará lugar ao lacônico e tão pouco usado "Oi", desprevenido de exclamação ostensiva ou oculta.

Artigo IV

Ficam permitidos, a partir deste instante e instântaneamente, na escrita ou em qualquer outra religião do país, desvios de acentuaçao, ortpoghafhia, miopia ou janelas abertas, quando da visita de visitas desejadas.

Artigo V

Fica decretado que o leiteiro não precisará nunca mais duvidar da palavra do homem, assim e como os reumatismos confiam no poder de cura das milagrosas pomadas Jaburina Branca.

Parágrafo único:

Fica estabelecido que, anualmente, toda pessoa física ou jurídica nacional e/ou estrangeira terá direito a uma dúzia de pomadas Jaburina Branca para seu estoque pessoal.

Artigo VI

Fica decretado o fim das salas de espera.

Artigo VII

Fica estabelecido, durante dez séculos, prorrogável por igual período, e em todo o território nacional, que calçadas serão de uso exclusivo para pedestres, e que carros, caminhões, veículos motorizados de qualquer espécie devem trafegar no asfalto.

Artigo VIII

Fica decretado o fim do reinado de Adalgiza, a mulher sem coração, restabelecendo-se, assim, a obrigatoriedade nacional de toda mulher ter coração. A mesma norma aplicar-se-á a João Lobão, o homem sem coração.

Artigo IX

Fica decretado que em toda cama de casal haverá, no mínimo, dois cobertores. Espera-se, assim, diminuir em até 90% a taxa de divórcios.

Artigo X

Fica autorizado mexer no celular enquanto anda na rua.

Artigo XI

Fica permitido a qualquer pessoa, inclusive as naturalizadas ou naturalistas, mascar chiclete com a boca aberta.

Artigo XII

Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que sonha, e que, para sonhar, não é preciso adormecer.

Artigo XIII

Decreta-se que pão engorda e também vicia.

Parágrafo único:

Só uma coisa não engorda nem vicia, mas, por isso mesmo, é muito sem graça.

Artigo Final.

Este Estatuto entrará em vigor a partir da data de sua não publicação.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 14/10/2023
Código do texto: T7908326
Classificação de conteúdo: seguro