As marcas de um professor

Nos meus cinquenta e oito anos hoje dono de um sebo me perco nas lembranças do tempo de escola e principalmente da minha professora que instigou a minha paixão pelos livros.

Ainda me lembro da Dona Luisa , a minha professora do primeiro ano como sinto saudades de suas aulas, quando ela entrava com as coleções de livros , a sala de aula virava um cinema e nossas mentes a tela grande .

Lembro me de sua meiguice quando entregava os livros aos alunos e nos dizia: Tem de ler a pagina 05 até a pagina 19, e depois escrever uma síntese da obra usando as suas palavras.

Eu o pequeno Betinho, já me projetava como o Edmund Degás de O Conde de Monte Cristo, ou o Hercules auxiliando Jasão como um dos Argonautas.

No começo tive dificuldades, mas a Dona Luisa com firmeza nos ajudava e até nos emprestava um exemplar para lermos em casa.

Um dia ela nos deu uma tarefa, que era escrever o nosso próprio livro. Eu cheio de criatividade escrevi de um homem que tinha o poder da imaginação e vivia no mundo dos livros, a Dona Luisa adorou e me deu um dez e escreveu no rodapé.

“ Betinho todo sonho é possível, só acreditar em si mesmo!

Eu guardei esse livro até o final do primário, pois dei ele a Dona Luisa que ficou encantada com o gesto.

Quarenta anos depois estou aqui no meu sebo, casado e com filhos. A porta abre e uma senhora idosa entra e me chama pelo apelido de escola: Betinho como você cresceu, e seu sorriso expressa a sua juventude !

Eu reconheci aquele sorriso e imediatamente reconheci a professora dedicada que me incentivou a literatura , e a abracei e disse.

“ Obrigado por tudo dona Luisa, por fazer das aulas uma inspiração !

A Dona Luisa me entrega aquela Brochura quase esfarelada pelo tempo e a reconheci sendo o meu livro , e ela só me entregou com lagrimas dizendo.

“ Te ver realizado e continuando a minha missão despertando a paixão de ler nas outras pessoas , quer dizer que o trabalho do professor já vale a pena Betinho!

Eu a respondi com toda sinceridade .

- Tudo vale a pena, pois a senhora passou todo o seu ensinamento e paixão pelos livros a todos os seus alunos, e tenha certeza que a levarei com todo meu carinho!

Escrevo essa crônica em homenagem a todos os professores pelo seu dia!

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 13/10/2023
Código do texto: T7907611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.