ESQUECIDOS OS 126 ANOS E 40 ANOS NÃO COMEMORADO PELO MOVIMENTO POPULAR DE CANUDOS

Completou os seus 126 anos, daquele Genocídio da Terça-Feira, 05 de Out. de 1897, houve a destruição total do Arraial de Canudos, Belo Monte, mais era Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, completava 126 anos do final da Guerra contra Canudos, mais caiu no esquecimento e não comemoram os 126 anos, até hoje os intelectuais como Escritores e historiadores historiam uma história cheia de mentira e até produzida para acusar o Antonio Vicente Mendes Maciel o Antonio Conselheiro, esse foi caluniado. Por isto em seu novo Livro, Antonio Conselheiro Vida e Obra, do Escritor José Augusto Moita, traz alguns escritos documentais. E pode confrontar outras teses de doutorados a respeito de Antonio Conselheiro o Peregrino dos Sertões.

Na imaginária comemorativa pela 36ª Romaria de Canudos de 2023, quando lembrava os 130 anos de Belo Monte, foi chamados de Canudos Velho, agora com as águas Baixas do Açude Cocorobó, no momento Cocorobó é a cidade pequena de Canudos Bahia. e aqui em Monte Santo da Bahia, uma cidade atualmente, não fala mais de Canudos que era proibido pelas autoridades da época de 1897.

Fui a Praça Monsenhor Berenguer e vimos as pessoas andando e Barracas com mercadorias e os seus camelôs. Alguns visitantes da zona rural do Município de Monte Santo. Na Sexta – Feira, 06 de Outubro de 2023, aconteceu à noite Cultural, em Quintal do Museu do Sertão, e embaixo de um Umbuzeiro tinham Cadeiras brancas de plásticos, um Toldo servindo de Palco. E defronte o mesmo um Oratório, Pote, Mala e Espingarda para decorar o cenário.

Compareceu o Pesquisador Enoque José de Oliveira e Givandete Evangelista de Santana (Vanda), e demais convidados para o lançamento do Livro Antonio Conselheiro Vida e Obra do pesquisador José Augusto Moita de Fortaleza Ce.

As 19h 14, começava a chegarem os convidados para o esperado Lançamento do Livro e os membros do Movimento Popular e Histórico de Canudos, comemoravam à noite de Sexta-Feira 06 de Outubro de 2023 a XXXIX Celebração pelos Mártires de Canudos, mais deixaram de comemorarem os 40 anos da Fundação do Movimento Popular de Canudos em 1983 a 2023.

O cordelista e poeta José de Jesus, fez exposição de cordeis e Livretos de sua Antoria. Por volta dás 19h 44, chegava o grupo de Reisado de São José, de Japaratuba Se, e o Reisado foi apresentado por mulheres do Município Japaratubense.

Foi inaugurada uma Sala, no térreo do Museu do Sertão, tendo quadros com fotos de pessoas que fizeram parte do Movimento Popular e Histórico de Canudos nas décadas de 1980 e 1990, e organizada pela Profª Cleide, e também pela professora Alexandra.

As falas de José Augusto Moita, ocorreu às 20h 40, antes do lançamento do seu Livro. Mais a sua Palestra confrontou com aquelas versões e escritas e escritos tendenciosos já impressos por outros autores a respeito de Antonio Conselheiro, continuam em pleno século XXI, repetindo Calúnia.

Tivemos as Cantorias com Gereba Moreira Barreto, Wilson Aragão e Carlos Pita à noite de Sexta-Feira 06 de Outubro de 2023, em Monte Santo, mais em cima da Quadra da Praça do Povoado de Bendegó Canudos, as pessoas de mãos dadas formava um círculo às 9h 37, para homenagearem postuamente a Maria do Pedrão, Francisca e Euvirgens Rosa Cardoso.

A próxima parada dentro da Igreja do Instituto Popular Memorial de Canudos, em Canudos Bahia, isto às 10h 42 da manhã de Sábado, 07 de Outubro de 2023, encontram toras de madeiras, um Cruzeiro Grande em Altar da Igreja.

O poeta repórter José de Jesus, estava no local às 11horas dentro da Igrejinha do IPMC, ficou cheia e entre debates e cânticos de Músicas de Enoque José de Oliveira, prosseguiu até às 12h 40, o tema discutido da XXXIX, Celebração pelos Mártires de Canudos Bahia, em texto de autoria de Enoque Oliveira comparou o Golpe de 15 de Nov. de 1889, e do Golpe planejado do Dom. 08 de Janeiro de 2023, em Brasília, quando houvem invasões aos 3 Poderes pelos – extremistas fanáticos Bolsonaristas foram punidos e detidos.

A 3ª parte finalizava-se embaixo de 02 Toldos em frente o Bar Restaurante de Madalena, no Alto do Beatinho, perto do Açude Cocorobó, e às 16h 42, teve apresentação do Reisado de Japaratuba Se, com Sanfoneiros, Zabumbas e Triângulos e também o Ofertório com vinho e pedacinhos de pães, eram servidos os presentes as crianças, e trajado de Batina Azul o Antonio Guimarães Neto, fazendo o papel de Antonio Conselheiro e a Tarde de Sábado 07 o Sol estava quente e em parte com nuvens sombreadas.

Aconteceram no final de Tarde, as Cantorias com Antonio Joaquim de Se, Gereba Moreira Barreto de Salvador Bahia, Wilson Aragão, Carlos Pita, nesta data comemorativa da XXXIX Celebração Pelos Mártires de Canudos, na realidade deviam comemorar como Fundação do Movimento Popular de Canudos em seus 40 anos de 1983 a 2023.

Neste dom. 08 de Outubro de 2023, é festejado o dia do Nordestino na Região Nordeste com a sua Cultura Popular, tendo os cantadores, os emboladores, os repentistas e violeiros. O Bumba Meu Boi no Estado do Maranhão, e Maracatu Rural em Pernambuco Pe.

Temos os acordeonistas e Sanfoneiros de 08 Baixos neste município de Monte Santo da Bahia, que na Terça-Feira, 31 de Outubro de 2023, vão comemorarem os 89 anos da Festa de Todos os Santos, de 31 de Outubro de 1934 a 2023, não havendo o sagrado e o profano em 31 de Out. de 2020, em Monte Santo, onde reside o poeta e cordelista, na Rua Teixeira de Freitas, dom 08 de Outubro de 2023.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 12/10/2023
Código do texto: T7906822
Classificação de conteúdo: seguro