A história de Israel e Palestina vai muito além de um conflito militar. A região sempre foi um barril de pólvora onde volta e meia um dos dois países fazem reinvindicações sobre o território, o estado ou a divisa na Faixa de Gaza. A Faixa de Gaza é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste e com Israel no leste e no norte. “Israel mantém a ocupação militar sobre os territórios palestinos da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém Oriental e das Colinas de Golã desde 1967. Os conflitos entre Israel e Palestina remontam à primeira metade do século XX e foram iniciados pela disputa em torno do território palestino. Essa rivalidade se iniciou com o crescimento da população judia na Palestina e resultou em uma série de conflitos a partir de 1948. Israel afirma que suas ações são em defesa de sua própria população, e os palestinos acusam Israel de sustentar um regime de perseguição. A Faixa de Gaza se encontra hoje cercada por todos os lados e o palestino não pode entrar nem sair”. O Hamas é um grupo de militantes sunitas que defende desde sua criação a extinção do Estado de Israel. Para o grupo, a nação hebraica é ilegítima e ocupa território da Palestina, região sagrada contestada pelo judaísmo e islamismo. Como um dos mais radicais grupos militantes palestinos que se recusa a aceitar a existência de um Estado judeu no Oriente Médio, o Hamas já vinha se opondo a aproximação saudita com Israel. Para muitos analistas, o ataque do último sábado pode ter sido uma tentativa de atrapalhar um possível acordo. Um conflito sem fim, que se repete, sem acordo, nenhum lado cede, enquanto isso muitos são aqueles perdem suas vidas, as suas moradias o que tem quando se tem algo a perder e o direito de viver em paz sem ser assustado e assombrado pela sirene anunciando um possível bombardeio de ambos os lados. Uma guerra longa sem fim...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 10/10/2023
Reeditado em 11/10/2023
Código do texto: T7905521
Classificação de conteúdo: seguro