Escola da vida

A vida é feito escola, aplica difíceis lições: é cheia de problemas para resolver: hora iremos somar, outras vezes diminuir; haverá situações em que teremos que aprender a dividir e também a multiplicar... ser bom de tabuada e de geometria... saber traçar retas, medir ângulos, estabelecer a distância correta, ser bom de proporções.

Haverá questões de múltipla escolha, os que preferirem "chutar ", terão que lidar com as consequências.... tem quem preste atenção no enunciado e nos aprendizados e consiga "gabaritar ". Tem gente que só fica dormindo em sala (procrastinação), tem os que seguem com dúvidas por medo de fazer perguntas, os "tagarelas" que só tiram atenção dos outros e os fofoqueiros também. Ah, não tinha como esquecer... dos que têm a cabeça na lua e só pensam em namorar. Há quem prefira ficar "matando " aula (preguiçosos)... e os que têm fome de saber. Você acredita que alguns têm o atrevimento de achar que sabem mais do que o mestre (vida)?... nem precisa dizer o que acontece com esses.

Quem quiser contar sempre com a sorte, terá que confiar nas probabilidades... e aceitar o resultado; tem aqueles que são bons de teoria, mas quando chega na prática "metem os pés pelas mãos "; outros , no entanto, sem teoria alguma, são excelentes na prática, possuem um conhecimento próprio que os auxiliam.

Teremos que memorizar algumas histórias, traçar novas rotas: explorando a geografia e tendo noção de espaço; ser bom de gramática e saber conjugar os verbos... reconhecer o sujeito, saber quando está oculto ... saber decifrar eufemismos e metáforas... não confiar veemente nas hipérboles... saber quando e como usar os pleonasmos... fazer as concordâncias cor(retas), ser bom de filosofia para interpretar o que a vida quer ensinar... explorar as artes para se encantar... biologia para respeitar todos seres viventes... enxergar e fazer poesia para não se fatigar... se aprofundar na educação física para ter uma melhor qualidade de vida... prestar mais atenção nas repetições da física e não ignorar suas reações... entender como funciona algumas químicas, a fim de evitar algumas "combustões " ... explorar outras línguas para expandir conhecimento.

Tem gente que vai aprovar e passará de série (fases) com grande facilidade, tem quem vá querer "colar " para se garantir... nas custas dos outros ou se espelhando nos mesmos... tem quem que vá reprovar e repetir várias vezes... por ignorar o aprendizado... tem também os que memorizam tudo e alcançarão notoriedade de sábios, serão verdadeiros professores a ensinar os outros... tem quem vá graduar... tem quem "chute o balde" e desista"... os que parecem estar num eterno "recreio " ... os egoístas jamais dividem o "lanche", e nem se dão com os que são solidários; tem os que possuem dificuldades reais e precisam do apoio e compreensão da " classe" ( sociedade), além dos próprios pais.

Infelizmente, tem também os analfabetos: por convicção ou por falta de oportunidades; os "nerds" sempre irão existir... alguns até tentam contribuir... tem os que fazem bullying a vida inteira para desviar o foco dos outros e não ter de lidar com suas próprias falhas... tem os que revoltados com tudo, causam terror e medo... os que querem sempre se destacar e serem privilegiados em cima das debilidades alheias... alguns, sempre "furam a fila"... não aceitam recuar para refazer alguma lição... têm os alienados ... nem parecem que estão em "sala"... sempre distantes e inacessíveis... também têm as "Marias que vão com as outras"... se anulam ao invés de explorar seus próprios potenciais; mas que bom que têm aqueles que por vontade própria sempre irão mais além.... e TODOS só sairão da escola depois que fizerem todas suas lições e lidarem com suas questões: aprovações ou reprovações... alguns deixarão legado, ensinamentos para a posteridade... outros serão lembranças doídas... tem os que cairão no esquecimento, alguns só farão falta depois que forem embora. Mas se cada qual incorpora a postura de "aluno ", aprenderão inúmeras coisas na estada por aqui, na casa terrestre, na escola TERRA.

Fênix Arte
Enviado por Fênix Arte em 10/10/2023
Código do texto: T7905189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.