Indeis, Indês ou Index?
I
Sei que já escrevi sobre isso, onde está eu não me lembro assim no bate pronto.
Tenho admiração por quem é capaz de fazer citações de forma geral, fala nome de livros, cenas de filmes, entende de mitologia, de filosofia, sabe o que disse Sócrates, o que pensava Platão, os feitos de Aristóteles.
Sou atrevido, vivo me metendo a fazer coisas que talvez eu não devesse nem pensar. Fazer citação dessas as quais me referi, eu nunca ousei, seria um desastre.
Se pensou que o que fiz até agora foi encher linguiça, não vou dizer que não foi, será que foi?
O caso é que o meu assunto tem a ver com a origem das palavras, de uma especificamente, não entendo disso também, mas essa palavra é especial aqui no meu texto.
Metido, como já disse, a querer fazer muitas coisas, quando a evolução da internet possibilitou que cada um pudesse criar seu próprio site, eu não fiquei de fora, dando cabeçadas na precária criatividade, fiz o meu.
No site, que era uma quantidade de páginas, a página principal se chamava index. Ao entender que o ou a index, servia para ligar todas as páginas, isto é, indexava todas as páginas do site, esse “indexava” agiu como um gatilho, que me disparou a memória para os anos que vivíamos o flagelo da hiperinflação, período que indexação, indexar, desindexar, passavam pelas bocas e ouvidos dos brasileiros, sem que a maioria, talvez nem soubesse o que significava.
Não contente, a memória foi buscar lá na minha infância a palavrinha “indês” ou “indez”, não sei, essa busca da minha memória, aconteceu exatamente por causa do que significava para nós a palavra indês, que na prática é o mesmo que index.
O indês era um ovo que deveria ser deixado no ninho, quando da coleta, para manter a galinha ligada ao ninho. Assim como o index tem a função ligar todas páginas do site.
Não vou procurar saber sobre a origem da palavra index. O indês, penso que vem do jeito mineiro de pronunciar index, que na realidade se pronunciava indeis.