CRÔNICAS - CHUVAS NO FIM DE SEMANA

CRÔNICAS... CHUVA DE FIM DE SEMANA...

Hoje amanheceu chovendo, e daí fui a feira comprar os pastéis de fim de semana da dona Amélia que a conheço há 36 anos quando aqui em Campinas cheguei, e o primeiro almoço foram os pastéis maravilhosos dela!!!

Os anos passaram e na época que chegamos já tínhamos a filha mais velha que dia 13 de novembro próximo completa 37 anos de idade, e já tem uma filha, a minha neta que vai fazer no dia 11 de novembro seus 9 anos!!!

Como o tempo voa depois dos 18 anos nossos, até fazer a maioridade parece que demora demais, mas depois os anos passam tão rápido que já estou chegando aos 80 anos em breve, e ser um octogenário feliz e realizado, pois já tive os filhos, já plantei milhares de pés de cafés e centenas de arvores frutíferas e acredito que quem sabe em breve a primeira publicação já aprovada pela ONG que nos apoia como escritores amadores irá publicar os meus escritos!!!

Sinceramente não me sinto escritor ou poeta, pois sou das ciências exatas, e como engenheiro em 3 modalidades, me sinto realizado completamente, e onde pude fazer escolas por esse Brasil nos bons tempos dos CIEPS no estado do Rio de Janeiro, no governo do Leonel Brizola e o Secretário da Educação de seu governo era Darcy Ribeiro e com apoio de Oscar Niemayer construiu os CIEPS para o povo pobre, onde esmerei em dar a minha participação de montar e entregar pronto e estar já em outro local construindo outros CIEPS quando o Governador e seus colaboradores iam lá inaugurar!!!

Vivendo tal desafio por 4 anos por todo o estado do Rio de Janeiro, e executando os trabalhos, conheci várias cidades do Rio de Janeiro, por onde andei fazendo tais obras para o povo, até mesmo nas favelas do Rio de Janeiro, onde tive que negociar com o crime organizado deles mesmos tomarem conta do prédio e não permitissem roubar nada antes da inauguração pois isso era a nossa responsabilidade e qualquer perda de material teríamos que repor tudo a ônus da empresa!!!

Assim fui conhecer quem manda ali na favela, e contratei o chefe para dar tal apoio e desse dia em diante nada mais sumiu e consegui terminar a obra a tempo e a prazo previsto no contrato, apesar da empresa que nos contratou era do próprio governador Leonel de Moura Brizola, que por acaso também era engenheiro!!!

Somos brasileiros, e sabemos resolver nossos problemas fazendo o melhor e jamais discutindo com quem pode mais, afinal você está atuando em terreno minado, e melhor saber onde estão as minas do que explodir sozinho!!!

Quando chovia a gente tinha que assumir de fazer algo que não dependesse de atrasar a obra e é claro que somos profissionais de deixar tais serviços burocráticos e de compras e entregas dos materiais exatamente para tais momentos em que a mão de obra fica sem o que fazer e com uma boa capa de chuva e boa vontade podemos descarregar as cargas dos materiais até mesmo já transportar para onde será utilizado somente protegendo para que tal material não se deteriore se não puder pegar umidade tais como cimento, cal e material elétrico (que jamais poderá molhar)!!!!

Somos práticos em nossas funções e aprendemos também ser expertos, pois só pagam o sinal dos 25% do empreendimento quando o fiscal libera vistoriando que o material necessário para a obra já está no local a ser construído... assim com um lote comprado que era apresentado ao fiscal, em seguida após sua aprovação era transladado para outro local e chamava o fiscal novamente, e dai com um só investimento inicial conseguíamos 100% do faturamento adiantado, e começávamos os serviço, mas precisaríamos de mais CIEPS a frente para que mais verba viesse em condições de dar continuidade, da obra ser concluída, e claro com 100% da obra concluída recebíamos os outros 75% do faturamento do contrato e esse dinheiro a gente comprava mais material para novos CIEPS a frente!!!

Não roubamos mas conseguimos antecipar a verba necessária para fazer todos os CIEPS e quando terminávamos com chuva ou sol... já estávamos em outro CIEPS distante desse em inauguração do dever cumprido e com o mesmo pessoal a frente do trabalho fazendo das tripas o coração para que no prazo tivéssemos sucesso no empreendimento!!!

Aprendi nadar num mar de tubarões gigantes e donos do dinheiro mas fazer com que as obras fossem concluídas com tal esperteza quando o nosso patrão também é governador do estado do Rio de Janeiro!!!

Hoje com os meus quase 80 anos posso dizer que os comunistas são espertos, mas nós da direita usamos seus conhecimentos e malandragens também para que eles sejam nossos fornecedores do nosso dinheiro antecipado para que as obras aconteçam... pois veja que tal 9 dedos começa mas nunca termina, porque???

São todos os mesmos do próprio partido que sugam o dinheiro das obras e assim nada é concluído e a verba é gasta para sustentar tais políticos corruptos!!!

Nota do autor:- Quando chove fico me lembrando que se arranca as ervas daninhas com raiz e tudo mais... pois o terreno fica macio e nesse momento se faz a limpeza necessária das ervas daninhas!!!

IVANHOÉ
Enviado por IVANHOÉ em 09/10/2023
Código do texto: T7904338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.