CRÔNICAS - UM POMAR NA VIA PÚBLICA
CRÔNICAS ... UM POMAR NUMA VIA PÚBLICA
Com toda certeza muitos me acham maluco de plantar na Via Anhanguera junto a segunda passarela aqui em Campinas um pomar em uma área livre de 50 x 10 x 1 m ou seja um triângulo isósceles... se lembram disso?
Enfim cuido há 5 anos que moro aqui próximo a Via Anhanguera e como alguém já tinha plantado um pé de amoras, achei por bem continuar o tal pomar onde há mais de 40 mudas plantadas de várias árvores frutíferas como Manga ( que já está dando frutos ), Ameixa, 4 pés de Abacates, dez pés de abacaxi, dois pés de jacás, 15 pés de frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina ponkan!!!
E claro que não iria deixar faltar capim santo ou capim cidreira, babosas que era apenas um pé de muda e hoje já tem mais dez mudas crescendo a sua volta!
Sei que com esse tempo muito quente e com a falta de chuvas, dou rega dia sim dia não nas plantas para que não sofram com tal calor e possam continuar sobrevivendo e quem sabe um dia estarão suficientes para buscar líquido no lençol freático a mais de 4 a 5 metros de profundidade ou até mais, pois nas proximidades de pistas de rodagem passam pé de carneiro com toneladas de peso que compacta o terreno que vira uma rocha que dificulta demais as plantas ultrapassarem tal terreno em busca do lençol freático abaixo de 5 metros...
Como fui lavrador quando criança, aprendi as técnicas de plantio e quando devo mudar as mudas para um local definitivo e que tal modalidade cada planta tem o tempo certo para que possam sobreviver sendo transplantados e claro que deixo numa profundidade onde deixo um espaço para que as chuvas torrenciais que ocorram deixem uma sobra de água para alguns dias... como se na raiz tivesse um balde de 20 litros de profundidade... onde tal umidade e água da chuva recolhida a mantém por pelo menos 2 semanas como se fosse regada diariamente!!!
Faço isso pois aprendi que se replanta café dessa forma, e assim quando ela já tiver folhas tenras a gente retira o sapé ou galhos secos de outras plantas que protegem a muda de café enterradas a 30 cim numa cova onde elas se protegem do calor reinante e as folhas sobrevivam sem que as queimem... pois é por ali que as plantas respiram e as mudas são muito sensíveis que normalmente plantamos 3 a 4 mudas de café na mesma cova e ficam no máxima apenas duas sobreviventes para que se der uma praga ou uma delas não for bem a gente retira a planta doente deixando uma que deu mostras de que é a mais forte e possivelmente sobreviverá e não teremos falha dentre o cafezal que de 4 a 5 metros de distância de cada pé existe desde quando plantamos pois elas crescem demais para cima chegando muitas vezes a mais de 4 metros e uma lateral de 1,5 para um círculo e temos que deixar um espaço entre elas para facilitar a colheita das mesmas!!!
A melhor escola para tal trabalho é a prática costumeira que aprendemos de nossos pais ou avós que chegaram no Brasil com apenas as roupa do corpo e foram trabalhar nesses cafezais e um dia pudemos ter a nossa produção para exportar café para o estrangeiro pelo porto de Santos, honestamente, mas hoje em dia... o Paraguai é o maior exportador de café em grão sem plantar um pé de café... ou seja todo café brasileiro desviado para para o Paraguai onde não se paga impostos para tal exportação e dai o preço é melhor para ambos os lados, tanto para o governo bem como para o produtor sem nenhum atravessador entre tais negociações!!!
E saibam que o café que tomamos é de segunda categoria, pois os melhores grãos são exportados a preço de banana e aqui pagamos os impostos caros pelo café de segunda e agora imagine quanto ganham os atravessadores em todo o produto pois não plantam e nem colhem e nem gastam nada para tal colheita e apenas compram as sacas de café e fornecem tais sacas conforme o combinado de quantas mil sacas somos obrigados a fornecer a tais atravessadores que normalmente nos oferecem dinheiro adiantado para depois descontarem quando irão nos pagar pelo café que entregamos !!!
Nota do autor:- Posso dizer isso pois convivi com os meus tios e avós guarda ainda menino era eu que cuidava das mudas danda água as mudas num celeiro dentro da mata onde a umidade e o clima é ideal para que as mudas desenvolvem até o dia de serem transplantados para suas respectivas covas pela área de cultivo do cafezal!!!