É o Horror! É o Horror!
SEMPRE que tomo conhecimento de uma guerra ou atos de violência e agressão entre povos e países lembro do filme Apocalipse Now, daquela cena em que o enlouquecido coronel Kurtz (vivido por Marlon Brando) cita uma frase de Conrad que resume a maldade da guerra: - É o Horror! É o Horror!. É exato. As guerras e agressões são exatamente isso: um horror. Detalhe: nelas morrem muito mais civis inocentes que militares. Toda guerra e agressão violenta é uma afronta a Deus.
Agora mesmo, como se não bastasse a guerra da Ucrânia e em outras partes do mundo, eis que o Hamas, o mais radical dos movimentos islâmicos, começou uma ofensiva contra Israel atingindo locais públicos e matando civis. Israel vai retaliar e então mais um conflito vai horrorizar o mundo. Só pra lembrar: também países como o nosso que vivem desigualdades sociais, são vítimas de uma guerra gerada pela violência que mata mais pessoas que as guerras entre países, lembrando que a agressão ao planeta redunda na agonia da mães terra e em mortes e toda esoécue de devastação. O clima desequilibra e a vida fica inviável.
Não adianta querer montar circos para esconder agonia do planeta. Há mais dores no mundo do que estrelas no céu. É preciso enfrentar a violência e tentar vencer o horror. Que Deus nos ilumine e ajude. Amém. William Porto. Inté.