Interação Poética

   A vida nos apresenta diversos caminhos, e, em cada um deles, ainda encontramos veredas, picadas, atalhos que podem, ao mesmo tempo, nos fazer alcançar mais cedo o objetivo, ou nos afastar de vez dele. Precisei ir embora para outras terras em busca de trabalho e melhores condições de vida para mim e para minhas duas jóias que ficaram.

A saudade é diária, embora estejamos sempre "juntos", através das redes sociais.

   A despedida não foi fácil, não tenho boas lembranças desse momento.

Eu sei que estava fazendo a coisa certa, era preciso ir atras do que não existia lá naquelas terras. Porém, enquanto estou aqui, há quase dois anos, concentrado em trabalhar e ajudá-las no sustento, vou perdendo o convívio com minha filha, que tem 14 anos, quase 15. É o preço que tenho que pagar por um objetivo maior no final. A distância e a saudade fazem parte da vida, então, é virar a página e seguir a leitura do romance da vida. Quem sabe ele não nos reserva um final feliz?!

   Outro dia, minha esposa mandou-me uma mensagem dizendo que desconfiava que nossa filha estava namorando. É um garoto, colega de escola e conhecido desde as primeiras séries. A princípio, isso me deixou apreensivo, pois envolvimento amoroso tão cedo pode acarretar algumas preocupações, como por exemplo,

a perda de foco nos estudos. Sem contar outras preocupações que passam a povoar as cabeças dos pais de um casal tão novinho.

   Quando estou no turno de trabalho, concentrado nos afazeres que um segurança possui, a ocupação não me deixa pensar em muita coisa longe desse universo. Mas estou me sentindo muito sozinho. De madrugada, quando tudo parece estar parado, meu pensamento fica navegando. E de manhã, quando sou substituído e vou para casa, aí começa a disputa entre a solidão e o foco.

   O primeiro sentimento me faz sentir vontade de ir embora, o segundo me faz pensar na realidade que é viver em uma região sem grandes perspectivas de emprego. E assim, vou ficando, preenchendo esses momentos com trabalho, leitura e boa música. É muito bom quando, concentrado em alguns afazeres domésticos, sou "despertado" por uma mensagem de lá.

   - Oi …amorzinho , ❤️ tudo bem?

   - Oi... hoje estou com muita saudade...

   - Ai querido, eu também! Ontem foi um dia que senti muita vontade de abraçar e ser abracada. Nossa filha disse que está com medo de contar que está namorando. Falei que ela tem que contar. Os pais devem ser os primeiros a saber.

   Minha esposa, com a voz embargada de emoção, já não vê mais aquela criancinha tão frágil e dependente que era a nossa filha que, agora cada vez mais caminha "quase" sozinha, rumo à vida adulta. Mas eu relembrei que, assim como acontece com todos os pais, um dia a gente vê os filhotinhos largarem o ninho e alçarem voos independentes:

   - Então, assim a gente constata que nossa filhotinha fortalecendo as asas para voar. Não podemos impedir, apenas confiar nas orientações que ďemos e no quanto ela assimilou disso.

   - É verdade...  Acho que a ficha ainda não tinha caído. É só emoção de mãe boba.

   - Não é bobagem... essa sensação de perda também aconteceu um dia com nossos próprios pais. Por que você não escreve algo a respeito?

   Algumas horas mais tarde, ela me mandou a seguinte mensagem:

   - Amor, eu fiz algo... amanhã te envio.

   A noite passou sem percalços. E no dia seguinte, bem cedo, ela entrou em contato.

   - Bom dia. Consegui falar um pouco da nossa flor do campo. Aí, você organiza para melhorar. O texto é esse:

    "A nossa menina tão bela que já cresceu, desabrochando a cada dia, como uma flor do campo que vai se abrindo a cada amanhecer, com novos horizontes a descobrir; que em cada descoberta traga bons aprendizados com os ensinamentos repassados dos que a amam incondicionalmente…."

Fale o que achou.

   - Bons argumentos para serem desenvolvidos. Você decide: quer um poema em versos, ou um texto em prosa?

   - Deixo a critério do meu poeta.

   Li aquele pequeno texto, pensei em fazer uma prosa poética. Mas, ela havia pedido para fazermos uma parceria na composição. Então, resolvi fazer um poema em forma de Dueto, um diálogo entre nós dois. O poema saiu assim:

Dueto entre Marilu e Jarrê

Marilu:

- Poeta querido,

veja nossa tela:

a mocinha bela

enfim, já cresceu.

Foi desabrochando

um pouco por dia;

que grande alegria

para você e eu!

Jarrê:

- Uma flor do campo

que foi se abrindo,

cantando, sorrindo

cada amanhecer.

Novos horizontes

para descobrir,

e bem colorir

seu lindo viver.

Marilu:

- Cada descoberta,

e os aprendizados,

foram repassados

de modo presente,

Por pais amorosos,

e sempre por perto,

com canal aberto

incondicionalmente.

Marilu e Jarrê:

Annamel crescendo

um pouco por dia,

com grande alegria

para você e eu!

Somos os artistas,

autores da tela:

- Nossa moça bela

enfim, já cresceu.

05/10/2023

   Lembrando que nós temos páginas em um site de poetas chamado Recanto das Letras, e nele usamos os nomes Marilu Pereira para ela e Jarrê Vadoux para mim.

   Apresentei o resultado final que foi aprovado por ela, então, cada um de nós publicou nas nossas respectivas páginas, para apreciação dos colegas recantistas.

05/10/2023, 20:56 h

Jarrê
Enviado por Jarrê em 07/10/2023
Código do texto: T7903147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.