Sábado, 06 de outubro de 2023

 

Escola católica dos anos 90; eu sendo um dos únicos meninos pretos. Não sofri tanto bullying por isso, sofria mais por ser desatento e tirar notas baixíssimas. Aquela criançada até que era gente fina, muitos continuam sendo pessoas extremamente queridas. Condomínio de luxo… seguido de uma casa de praia, também de luxo. Um saco. Outro condomínio de luxo, agora quase no final da adolescência e início da vida adulta jovem. Naquele “universo de cores” eu ainda fazia parte dum número pequeno de pretinhos. Um solitário número UM-NICO. Sofri racismos? Sim. Mas não muito. O que sofri DE VERDADE, foi uma espécie de “descaracterização pessoal” que sinto até hoje. Falando como branco, me vestindo como branco, tendo predileção por música, cultura e arte branca. (…) Levei grande parte de minha juventude achando mulheres pretas “FEIAS”; simplesmente por mal ter CONVIVIDO com elas. Eu não elaborava o que achava "diferente" ou "estranho" naquelas garotas… Eram suas cores, eram suas feições; eu simplesmente achava-as diferentes dos padrões que aprendi. Padrões de garotas brancas, “garotas populares e bonitas”, “rainhas do baile”, “Barbies” como as Barbies eram e AINDA SÃO. Certo dia, ano passado (aos 38 anos), vi uma mulher cuja cor era de um negro quase azulado, que brilhava como uma pérola. Ela me remetia aos melhores discos de vinil que existem. Seu sorriso de dentes brancos e perfeitos – do tipo que um dentista diria: “se todas fossem assim, eu ficaria pobre…” – contrastavam com seu corpo perfeito e ela parecia uma deusa. Senti uma mistura de perplexidade, confusão e alegria. Estava sendo diretamente “revolucionado” por ela. (…) Aquela mulher preta era um dos seres humanos mais PERFEITOS que já vi até hoje... Numa fila, na rodoviária de Salvador. Uma incrível descoberta pra mim, e a partir dela: TODAS AS MULHERES DO MUNDO PASSARAM A SER LINDAS… E exóticas em suas maneiras e características. Mitológicas, Místicas, impossíveis pra uns e completamente disponíveis pra outros, sortudos; FILHOS DA PUTA! Tratem bem suas mulheres, OW, CARALHO SEM CÉREBRO! Tratem-nas como seres ÚNICOS, da mais profunda nobreza. Sigam suas Estrelas. Ou, então… Não façam nada. Não façam porra nenhuma. Nem comecem… Esqueçam as mulheres. Não se prontifiquem. Se não lhes houver caráter e dignidade suficientes… Não se prontifiquem. Se seus olhos ainda são viciados em classificar e atribuir “maior ou menor valor” a uma mulher… Você não está pronto, amigo. Esqueça.

 

(H.B)

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 06/10/2023
Código do texto: T7902798
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.