ANZÓIS NA REDE (UMA PESCARIA CIBERNÉTICA)
ANZÓIS NA REDE (UMA PESCARIA CIBERNÉTICA)
Invenção maravilhosa, o prosaico anzol.
Diferentemente de tentar apanhar o peixe com as próprias mãos ou utilizar-se de uma lança para espetá-lo, o ser humano criou uma das suas mais geniais ferramentas: o anzol!
Na minha opinião, tão útil quanto a roda. Ou a bomba do utilizada no barril de chopp. Mas essas invenções, a roda e a bomba de chopp, serão discutidas em outra oportunidade.
O que interessa agora é discorrer sobre o anzol, sobre as pescarias que o futuro dominante planetário tornaria profissional ou desportiva.
Quando o homem tentava pescar com suas mãos, o peixinho via o vulto sobre aproximar-se da cabeça e analisava: predador se aproximando! Batendo rapidamente o seu rabo, afastava-se do perigo. O placar do jogo Homens x Peixes mostrava, neste primeiro embate, uma vitória estrondosa do segundo sobre o primeiro.
Isso não iria ficar assim! Afinal, aquele ser que aprendeu o andar ereto, não desistiria da peleja facilmente. Percebeu, utilizando-se da arma que denominou lança e plenamente exitosa para abater os animais terrestres, que poderia alcançar o resultado almejado.
Mas o pescador ainda não havia assimilado os conceitos físicos da refração e da reflexão, portanto o seu handicap para ganhar vantagem era bastante alto. O “Team Peixe” não entregava as suas escamas facilmente.
Então o nosso bípede inventou o anzol. Na sequência, descobriu a isca. Desse ponto em diante, o placar tornou-se-lhe favorável e geralmente irreversível.
Abro o computador para ler meus e-mails. Que quantidade absurda de mensagens “spam”, lixo virtual! Igualmente causadores de irritação quando entupiam a caixa de correio na porta da minha casa. Compre isto ou aquilo, panfletos de remédios milagrosos e o escambau.
Mas o anzol virtual é mortal e perigoso. Viramos peixes, alimento dos tubarões que nadam sorrateiros na internet, em busca de sangue: as nossas senhas bancárias, os nossos dados pessoais. Aplicam golpes quase que perfeitos para tirar nosso suado dinheiro e – por que não? O nosso sono. Definitivamente, tiram o nosso sono.
Os predadores vêm anunciando empréstimos a juros zero, pontos acumulados a serem resgatados, ofertas de ganhar dinheiro fácil aplicando nisso ou efetuando determinado trabalho, fácil de tudo. Basta clicar no link indicado.
Amigo, nesse ponto é que você e eu, peixes incautos, curiosos e famintos, caímos no engodo!
Hoje mesmo, quase aconteceu comigo. Um Lobo disfarçado na pele do Leão do Fisco, intimando-me a comparecer numa agência da Receita Federal. Bastava clicar no link para ler os termos da Intimação. De forma automática, quase entrei na página que – desconfio, me levaria a ser tungado.
Definitivamente, as águas dos rios e mares não estão saudáveis e seguras para nós, antes pescadores destemidos, agora quitutes aquáticos apetitosos.