Novena à Aparecida, a Padroeira do Brasil

 

Ontem começou a novena à Nossa Senhora Aparecida em Charqueadas, na igreja homônima, situada no Bairro Sul América. Ministrada pelo padre Milton Krindges, a primeira missa teve por tema "Maria, ensinai-nos que toda vocação é missão dada por Deus!" e homenageou os profissionais da segurança pública.

 

A programação, que pode ser conferida integralmente na página da Igreja Aparecida no Instagram (Igreja Aparecida Charqueadas), ocorrerá até o dia 11, sempre no mesmo local, às 19horas e 30 minutos. No dia 6, sexta-feira, haverá a Missa Crioula, celebrada pelos padres Gerson Smidth e Miguel Faleiro, com o tema "Maria, ensinai-nos a assumir a missão de Leigos na Igreja e no mundo!". Dia 12 acontecerá a Missa Festiva, pelo bispo Sílvio Guterres, às 10h30min, com tema "Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão!". Antes, às 09 horas, está marcada uma procissão motorizada e, após, às 12 horas, almoço. Durante toda a novena, serão feitas ações solidárias, com recebimento de alimentos não perecíveis destinados à Cáritas, além de atividades especiais como a procissão luminosa (hoje), pão campeiro (sexta), bingo e serviço de copa (sábado), Romaria das Capelinhas às 18h30min e pastel após a missa (domingo) e o terço dos brinquedos (quarta).

 

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, a Santa Negra do Brasil, tem uma história popular muito simbólica e significativa, eis que a imagem em terracota de 40 centímetros que a simboliza foi encontrada em um rio por pescadores em outubro de 1717, em Guaratinguetá, São Paulo. Sua comemoração, arrisco a dizer, é a festa religiosa mais importante do Brasil, país predominantemente católico.

 

Os que tiverem interesse em saber mais sobre a origem e significado de Nossa Senhora Aparecida e sua comemoração, podem ler os textos abaixo:

A Santa Negra do Brasil

Ilumina o nosso Brasil

 

- Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!