O RITUAL E SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO

Sempre fomos feitos de rituais, alguns foram se perdendo com a modernidade, com a evolução humana. A ausência alguns está nos fazendo perdidos.

O ritual tem o poder de nos direcionar a um lugar de organização de cotidiano da vida.

Os religiosos nos davam a direção de céu, de santidade e de conforto espiritual e até familiar.

O filho nascia, batizada, chismava e se preparava para casar. Tudo ali na comunidade de fé. Criavamos laços, envolviamos uns com os outros e a comunidade crescia, e iam aglomerando novos membros, e novos hábitos, e os rituais se amoldando a todos.

Com o tempo ir as comunidades de fé foi ficando mais escassos, muitas diversões chegando às moradias e as saídas para trabalho e estudo aumentou. Nos fazendo mais distantes e até mais solitarios.

Inclusive os animais perdeu com isso. Pessoas trocaram filhos por animais e pior os fazendo ficar parecidos com filhos. Cachorros perdidos com sapatos e roupas e filhos esquecidos sem a mesma.

Passamos amar mais o animal que o próximo com a desculpa que não nos abandona nem nos decepciona. Jamais deixaremos de decepcionar alguém.

Os animais devem ser amados como tal, não substitutos de pessoas.

Queremos o que há no virtual esquecendo que o presencial que é verdadeiro e nos dá calor e força na angústia.

Rituais simples como comer a mesa para gerar vínculo foi trocado por rápidas refeições, algumas feitas no próprios trabalho para ganhar tempo e adquirindo doenças como a solidão.

Saboreavamos a comida com tempo, prazer e muito papo. Hoje degustamos a comida e saboreamos os problemas.

Rituais simples, como um afago foi trocado pela paquera online. O amor pela conquista rápida e de fácil troca.

E fica a lição, quanto menos ritual a vida tiver menos prazer com o outro teremos. Estaremos sempre na correria da troca e na velocidade do prazer.

leticiapsicanalista@gmail.com

(31) 97515-9830

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 04/10/2023
Código do texto: T7900935
Classificação de conteúdo: seguro