Negócio lá no Vaticano

O nosso bom Papa Francisco está mexendo os pauzinhos na questão do seu sucessor. 20 cardeais foram ordenados por ele. O bom é que foi muito variado, nacionalidades que nunca tiveram no Vaticano. Uma política sempre existe mesmo naquele lugar com alguma coisa do sobrenatural. Tem a ala dos conservadores, dos progressistas. No meio dos conservadores ainda existe um certo radicalismo, por exemplo: -- ser permanentemente contra os divorciados participarem da Santa Ceia, casamento de padres, mulheres assumirem algumas funções na igreja, até na celebração da missa em latim deveria ser preservada.

Mas na eleição de um novo Papa, 137 cardeais participarão, nesse meio os conservadores serão uma minoria, uma grande soma foi escolhido à dedo pelo carismático Francisco. Lógico muitos deles se forem Papa, seguirão a linha do atual Papa, pode acontecer muita mudanças que gerarão polêmicas futuras.

Desses cardeais nomeados estão dois brasileiros: Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília e Dom Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, estão na peleja de serem Papas. Eu pensava que o Dom Aloisio Lorscheider estaria nessa, mas deve ser por causa da idade, que ele não possa estar entre eles.

Mas ainda vai correr muita água por baixo da ponte com os negócios lá no Vaticano, nós só podemos aguardar...