O "Dia do Poeta" Celebra Quem?
O título refere-se ao Brasil e é pergunta disparatada, sem sentido, que se espera torna-la razoável.
Tanto no Brasil, como internacionalmente, não se tem uma data oficial, “Dia do Poeta”. Internacionalmente, temos o dia 4 de outubro e nacionalmente, o dia 20, também, de outubro.
Poeta, no seu sentido mais abrangente, é: todo autor cuja obra. ofício, trabalho ou modo de expressão contém poesia.
Assim como poeta, poesia, também, no sentido mais abrangente, pode ser entendidos como, a aproximadamente quatro séculos antes de Cristo, Platão nos legou: “as produções de todas as artes são tipos de poesias e seus artesãos são todos poetas.” Considera-se artes: dança; música; pintura; escultura; arquitetura; literatura; e cinema.
No sentido mais abrangente, poesia é: produção consciente de: obras, formas ou objetos; voltada à concretização de um ideal de beleza e harmonia, ou para a expressão da subjetividade humana.
Entretanto, e é bem mais comum, se encontrar o entendimento, sobre poesia e poeta, restrito e exclusivo à arte da literatura. Nesse caso, poesia restringe-se ao conteúdo plurissignificativo, subjetivo e ambíguo de um texto, que pode ser escrito em verso ou em prosa. De forma bem geral teríamos os poemas em versos ou em prosa e as prosas poéticas.
O calendário nacional de celebrações contempla todas as outras artes inclusive, com o “dia do escritor”, ao qual, certamente, contempla os autores de prosas poéticas.
Acredita-se, então, que o “dia do poeta”, 20 de outubro, no Brasil, foi criado para celebrar aqueles autores de poemas em versos, em estruturas diversas, ou em prosa.
Reforça-se a perspectiva de dar sentido à pergunta título, “dia do poeta celebra quem?”, dizeres sobre “ser poeta”:
É ter de mil desejos o esplendor/ E não saber sequer que se deseja! / É ter cá dentro um astro que flameja, / É ter garras e asas de condor! / É ter fome, é ter sede de Infinito! / Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... / É condensar o mundo num só grito! (versos de poema de Florbela Espanca)
Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele. Platão
Ser poeta não é minha ambição, é a minha maneira de estar sozinho.
Fernando Pessoa
Salve os poemas! Salve os poetas: Alquimista do silêncio; catador de imagens; artesão que recicla imagens em palavras; percussionista a dar ritmo aos versos; e, não só músico, mas, também, compositor a dar melodia aos poemas.
J. Coelho
Em resposta à pergunta título, que agora se crê com sentido: no Brasil o dia 20 de outubro, celebra exclusivamente os autores de poemas.