O QUE TERIA ACONTECIDO SE... PARTE 2.

Semanas atrás escrevi uma crônica com esse título, "o que aconteceria se... ", provocando os meus leitores ao exercício da imaginação. Propondo possibilidades diferentes para as nossas vidas se algumas das decisões que tomamos fossem diferentes. Citei alguns exemplos simples da minha própria vida, talvez, no decurso dessa crônica eu cite outras possíveis variáveis deste que vos escreve, no entanto, certas situações das quais imaginei, por prudência, ficará apenas no espectro do meu pensamento, porém, vou me ater em outros exercícios, buscando exemplos e possibilidades mais universais por assim dizer, com personagens conhecidas do público.

Sendo assim, pondere a questão, o que teria acontecido se... Na ocasião da última eleição presidencial o resultado fosse diferente. Imagine que o atual presidente tivesse perdido para o seu opositor ou mesmo para outros candidatos da ocasião. Talvez em alguma realidade paralela, essa possibilidade tenha de fato acontecido, e o nosso líder e forma de governo sejam diferentes do atual. Política é sempre uma questão delicada para se falar, porém, tente imaginar se o seu candidato preferido tivesse ascendido ao trono e realizado o que prometeu.

Vamos imaginar outro exemplo. Pondere a seguinte questão: o que teria acontecido se... Se a nossa seleção fosse a campeã mundial da última copa, imagine se ela tivesse erguido a taça em um feito histórico no ponto mais alto do pódio. Se bem me lembro, o treinador da seleção naquele momento havia dito que se caso fossem vitoriosos não faria a tradicional festa de recepção junto ao presidente da época, devido a desafetos políticos, enquanto o seu jogar principal não escondia a sua admiração pelo rival do presidente de esquerda. Em algum universo paralelo talvez encontra-se esse cenário de constrangimento, onde uma seleção vitoriosa festeja sem o seu treinador, evasivo e de cara virada, esquivando-se dos cumprimentos presidenciais, das câmeras e holofotes da empresa.

Eu também ponderei a questão, o que teria me acontecido se... Em um determinado momento da vida, logo nos primeiros anos do casamento, quando a minha filha ainda pequena, ocasião onde a esposa havia conseguido um excelente emprego, fábrica, plano de saúde, salário bom, horário ótimo. Porém, teve que recusar a belíssima oferta porque não tínhamos com quem deixar a nossa filha. Talvez em uma dessas infinitas realidades vizinhas à nossa, exista essa concreta realização, da qual conseguiríamos alguém para cuidar da pequena, e minha esposa estivesse trabalhando. Nessa realidade ela certamente estará a um passo da aposentadoria. Naquele tempo até havia quem em "tese" poderia nos ajudar, no entanto, a pessoa se negou a tal, não a culpo por isso, cada acontecimento da nossa existência segue o caminho que as escolhas têm traçado. Se é destino não sei, todavia, essas ( escolhas ), por assim dizer, são feitas em todos os momentos, somos livres para fazê-las, contudo, jamais seremos das consequências de cada uma delas.

Pondere a questão, caríssimo amigo leitor, você que desavisadamente pousou os teus olhos nessa crônica. Te convido uma vez mais ao exercício da imaginação, deixe os teus pensamentos viajar um pouco para outras realidades de nossos espectro, indiferente se você acredita ou não nelas.

Repito: Pondere a questão uma vez mais, o que teria acontecido se…

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 01/10/2023
Código do texto: T7898400
Classificação de conteúdo: seguro