Saber Viver
TENHO certeza que a vida é uma dádiva de Deus. Sim, sei que a vida é finita, mas é maravilhosa, apesar das pedras no caminho(adversidades, frustrações, injustiças…). Viver, como disse Riobaldo, é perigoso. Mas compensa. É como compensa.
Quando envelhecemos e não envilecemos começamos a fazer um balanço da vida e então constamos como é bela e maravilhosa a vida. É quando tentamos viver o saldo de vida ainda com mais alegria e prazer. A vida é um bem incomensurável.
Vários autores, inclusive e principalmente os pensadores, escreveram textos espetaculares sobre a vida, mas foram os poetas que melhor definiram o viver. O saber viver. Foi o caso de Cora Coralina:
“Assim vejo a vida: A vida tem duas faces:/ Positiva e negativa/ o passado foi duro/ mas deixou o seu legado:/ Saber viver é a grande sabedoria/ que eu possa dignificar/ minha condição de mulher,/ Aceitar suas limitações/ E me fazer pedra de segurança/ dos valores que vão desmoronando./ nasci em tempos rudes/ Aceitei contradições/ lutas e pedras/ como lições de vida/ e delas me sirvo/ Aprendi a viver”.
Viva a vida. William Porto. Inté.