Evolução Biológica: Origem da Lua
A 600 milhões de anos um Planeta Errante resolveu passar rente a Terra, arrancando um 1/6 de sua litosfera e fazendo a Terra diminuir 1/9 de seu volume. Formando, com isso, a Lua. Tal acontecimento faz a Terra inclinar 23,6 graus do seu Eixo Magnético. Como consequência temos o movimento das marés e lagos (por solstícios, equinócios. etc.) em relação aos Continentes, É esse exatamente esse fluxo e refluxo das águas que vai acelera consideravelmente a Evolução Biológica no nosso planeta. Partindo das plantas continentais no Devoniano e culminando com os animais no Cambriano.
Dentre outros fatores, quando da passagem do Planeta Errante perpendicularmente ao plano de órbita do nosso Sistema Solar, temos:
!) A "expulsão" de um planeta (hoje tido como Planeta Desconhecido) que ocupava a nona órbita do Sistema Solar; e
2) O aumento momentâneo do nível dos mares, à época, pela diminuição de 1/9 do volume da Terra. Caso que ficou conhecido como Diluvio de Noé. De modo que, ainda hoje temos "um residual" dos Continentes abaixo do nível dos oceanos. Área conhecida como Zona Exclusivamente Econômica (ZEE).
De qualquer modo podemos dizer que a Evolução Biológica disparou, sensível e meme, a partir de 600 milhões de anos atrás.
Com a Origem da Lua, é claro.