O dragão e a rosa
Em minha humilde opinião, toda tatuagem precisa de uma razão de existir, um motivo para ter sido criada. Deste modo, por não conseguir traduzir o significado do Dragão e a Rosa, tatuados em meu corpo, com palavras verbais, decidi explicar com palavras escritas.
Para entender o porquê de ter mesclado esses dois seres é preciso conceituar um e outro.
Os dragões são uma das criaturas mais lendárias da história, da mitologia e do folclore.
Eles fazem parte da cultura histórica da China, Japão, Vietnã e muitos outros países.
De acordo com civilizações orientais, os dragões eram criaturas nobres com honras e poderes. Em algumas culturas, ele pode ser considerado como um símbolo de força e sabedoria e o dragão celta representa o poder e força. Simbolizam a liberdade, é livre para vagar em qualquer lugar que desejar.
Já a Rosa simboliza a perfeição, amor, coração, paixão, alma, o romantismo, pureza, a beleza. Universalmente, representa o símbolo do amor e da união. Não obstante, o desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida.
Na mitologia greco-romana, a rosa estava associada a Afrodite ou Vênus, deusa do amor e da beleza considerada, portanto, uma flor sagrada de elemento fogo que simbolizava a fertilidade, a beleza ou até mesmo, a virgindade.
Diante disso, além de simbolizar o amor e romantismo, a rosa simboliza a regeneração.
A rosa é uma das flores mais cultivadas e ligadas ao senso comum por representar a pureza, a leveza do amor e a fragilidade das relações humanas.
A rosa negra em muitas culturas é um ser mítico, envolto a inúmeras simbologias, pode representar tristeza de um coração partido, dor da morte ou o eterno amor, além da vida.
Ao ganhar uma flor negra, de acordo com a mitologia, os seres estariam ligados eternamente. Rara, não é vista ou encontrada em qualquer lugar, para muitos não existe.
Neste quesito unem-se na dita tatuagem, a fragilidade de um coração e alma puros, a doçura e o encantamento do eterno, tão raros e incomparáveis que muitos pensam não existir, simbolizados na mais frágil, pura e doce Rosa Negra, ao discernimento, sabedoria, força e orgulho humano representados pelo grande Dragão Vermelho.
Sendo que esse está representado envolvendo a Rosa Negra, segurando-a e sangrando, olhando fixamente para quem ousar se aproximar, um ser protetor da Rosa Negra, que vive única e exclusivamente em sua função, a protege dos males externos, sejam quais forem, que mesmo sangrando ao tocá-la, pela diferença de intensidades e forças, não a abandona, não desiste dela. É conhecedor de sua missão imortal de protegê-la, daria sua vida para que nenhum mal se aproxime dela.
A ligação de ambos, Dragão e Rosa, é tão forte e inquebrantável que se um sucumbir o outro não suporta. Assim a morte de um é a morte de outro!
Se caso a fortaleza criada pelo Dragão for rompida e a Rosa atingida de morte, o Dragão não terá sentido de existir e vagará eternamente sem rumo e sentido, devorando quem se aproximar, buscando vingança e sangue.
Já se o Dragão for mortalmente ferido, a Rosa ficará sem proteção, estando aberta as mais diversas intempéries da vida, sucumbindo aos males da humanidade, deprimindo-se de forma irreversível sem condições de enfrentar os problemas impostos pela vida e seu fim será a morte física ou a morte emocional.
Assim, para se aproximar da Rosa Negra e tocar a alma e o coração frágil e dócil ali representado, a pessoa terá que enfrentar o grande Dragão Vermelho, não o matando como nos filmes da Disney - até porque isso ocasionaria a morte da Rosa - mas mostrando a ele que não há perigo, demonstrando coragem, ousadia, desejo, amor, sinceridade e principalmente lealdade. Provando que o fardo de proteger a Rosa pode ser compartilhado, o que permitiria ao Dragão voltar-se aos interesses da Rosa sem tanta preocupação de protegê-la o tempo todo.
Algumas pessoas, seja por terem visto a Rosa nascer e compartilhado com ela todas as situações pelas quais ela se dignou a passar, têm a confiança do Dragão, pois este sabe que não precisa se preocupar e com isso possuem acesso ilimitado a Rosa.
O restante, para sentir o calor, pureza, dedicação e o amor da Rosa, seja de que forma for, precisou e precisará provar ao Dragão que está ali para somar, cuidando dela como ele o faria, o que fez e fará com que este ceda e permita uma aproximação.
O Dragão vermelho e a Rosa Negra são partes de um todo, não há como ter um sem o outro e apenas os que possuem as características necessárias para a conquista do Dragão poderão usufruir de todo o esplendor da bela e frágil Rosa.
Só lhe garanto que não é uma tarefa fácil e muitos desistem no meio do caminho, mas se mesmo assim decidir arriscar só há uma dica a dar: vá com o coração aberto, com sinceridade nas palavras e lealdade nos atos.
Não há Dragão que resista a isso!