O Papa Pio XII no tribunal

Os acusadores do Papa Pio XII, tendem em condená-lo

ele já não faz parte deste mundo, mas alguns o massacram pra valer!

Pode ser, mas parece uma mensagem importante

na minha mente uma voz: -- fale, defenda-o

-- sim, talvez eu possa, mas só nos meus textos

porque sou um “zero” na oratória (minha resposta taxativa)

Começava o ano, 1940, a segunda grande guerra já estava em curso, atemorizava o mundo, os nazistas com seus procedimentos maquiavélicos, tendo como líder, Adolf Hitler, destilava seus poderes do mal. O alvo era os judeus, depois todos aqueles que não pertenciam à raça pura. Daí pode concluir se eles tivessem vencido a guerra muitos terrores se espalhariam. Naqueles tempos de terror intenso, as perseguições implacáveis milhares de pessoas morriam torturados. O líder da igreja católica era Pio XII. Os anos passaram mas o bom Papa, continua a ser caluniado. Declarações de seus acusadores:

--- Pio XII, o Papa nazista!

Esta principal acusação se refere segundo eles que o Papa silenciou, mesmo havendo as perseguições de terror até imaginável, ainda por alguns o coloca ser simpatizante do nazismo, ter certa afinidade com o Hitler. As atrocidades aumentavam e ele completamente no silêncio em seu trono.

Não vou alongar sobre estas acusações, porque as argumentações seriam por demais complexas, longas páginas cansativas de provas irrefutáveis de sua inocência. No meu link:

Apenas um breve dizer sobre Pio XII (recantodasletras.com.br) já falei muita coisa sobre ele.

Mas agora neste texto um breve dizer sobre ele, justamente para debater sobre as acusações que o colocam como um terrível vilão.

Naquela época brava aconteceu tudo de ruim para as igrejas, líderes religiosos caçados, presos, torturados, alguns até obrigados a falar bem do partido nazista. Nos países dominados, as religiões foram quase extintas. Nesse tempo nebuloso, Pio XII estava na direção de sua igreja.

Oh! Acusadores, pelo amor de Deus, esse Papa era um grande diplomata, qualquer ação sua contra essas mentes do mau, teria de ser minimamente controladas. Ele não era bem visto antes pelos comunistas, fascistas, justamente pelos seus confrontos, depois os nazistas já estavam engasgados com as posições contrárias que o bom Papa sempre fazia. Enquanto milhares de judeus eram aniquilados, houve silêncio em alguns momentos dele, mas eram milagrosamente previstos, porque se ele manifestasse violentamente contra, o terrível ditador aí seria mais e mais milhares de padres, bispos e até pastores protestantes perseguidos.

Portanto estas são uma das causas de que Pio XII algumas vezes não revidava nas defesas contra os carrascos existentes. Os acusadores do Papa não relatam os milhares de judeus protegidos e salvos por Pio XII e sua igreja. Foram milhares é só conferir, testemunhos de alguns líderes do judaísmo e outras religiões.

Suponhamos se Pio XII estivesse sendo julgado, por mais que os advogados de acusação fossem violentos, o jurado de posse da verdade incontestável, talvez por unanimidade não o incriminariam, o Juiz o declararia inocente...

TALVEZ ATÉ ALGUNS COLEGAS DO RECANTO, AINDA TEIMAM EM DIZER QUE PIO XII SILENCIOU, NÃO LUTOU. NÃO VOU RELUTAR, MAS EU CREIO QUE SE ELE TIVESSE BRIGADO VIOLENTAMENTE COM OS NAZISTAS, AS CONSEQUÊNCIAS SERIAM DRÁSTICAS E HOJE ELE ESTARIA NOVAMENTE BASTANTE CRITICADO...

Descanse em paz Pio XII...