Muitas vezes é preciso se afastar para enxergar melhor

Sempre fui estudioso e curioso sobre a Reforma Protestante, iniciada pelo então padre alemão Martinho Lutero, em 1517. Estudei bastante sobre Lutero e os principais nomes que continuaram o movimento: Zwinglo e João Calvino, principalmente. Mas, faltava-me algo importante para interpretar de maneira mais correta o que aconteceu a partir de lá. E o que faltava, veio de maneira inesperada, quando afastei-me da instituição religiosa à qual pertencia.

Os discursos de Estado laico, por exemplo, são palavras ao vento, desde o início da Reforma. Martinho Lutero só seguiu com sua reforma graças ao apoio inicial do rei Carlos, da Alemanha. O protestantismo sempre foi ligado aos poderosos, na Europa e nas Américas; sempre tentou impor sua doutrina nas políticas públicas.

Quando nos afastamos, conseguimos enxergar melhor. Graças a Deus tive a oportunidade de me livrar dos tentáculos da religião.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 26/09/2023
Código do texto: T7894716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.