Elegância e delicadeza (BVIW)
Quem não faz pausa na sua rotina para ver vitrines? Elas são preparadas para chamar a atenção do cliente, sendo uma forma eficaz de comunicação, com o objetivo de atender os gostos e preferências, com respeito as individualidades.
Mas, e quando a vitrine somos nós, como nos apresentamos? O que queremos comunicar com a nossa imagem? Penso que a nossa personalidade deve imprimir, para a sociedade, respeito, confiança e prestígio.
Porém, no atual contexto, muitas pessoas vêm aderindo à moda da mesmice. Sim, porque na sociedade moderna, cada indivíduo quer ser mais parecido com o outro, e até em razão disso, surgiram os influencers, pessoas que se especializam em influenciar os gostos e as escolhas dos indivíduos. E tem funcionado, pois está difícil encontrar pessoas com personalidade própria, já que a maioria dos indivíduos tem uma imagem superficial e em desconstrução.
Sou de uma época em que as pessoas eram educadas para serem elegantes, simples, discretas e gentis, e construíam suas personalidades com base em princípios, especialmente os do respeito e da ética, com gentileza, civilidade e comportamento impecável.
A formação do caráter se dava a partir de referências do ambiente familiar e nas lições aprendidas nas instituições educacionais, com o objetivo de que as pessoas consolidassem uma imagem que transmitisse firmeza de propósitos.
Por isso, sinto saudades do tempo em que a essência se refletia na aparência.
Iêda Chaves Freitas
26.09.2023
Tema da semana - Vitrine
Foto da princesa Diana, referência, para mim, de elegância e delicadeza.
TIM GRAHAM GETTY IMAGES