Esperança
Se existe uma palavra amplamente conhecida no vocabulário mundial é a “Esperança”. É conhecida, mas será que desvendada?
A Esperança possui muitos significados, mas todos resumem a um princípio, esperar algo.
Por muitos é considerada uma crença na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal, o que requer uma certa perseverança, para outros é acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
O sentido de crença o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.
Exemplos de esperança incluem ter esperança de ficar rico, de que alguém se cure de uma doença, de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíprocos, de conseguir um emprego, de que as coisas ruins se acabarão, de que algo possa ou não acontecer.
Por meio deste sentimento, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna em seu Reino como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo.
Se formos ainda mais para trás no tempo, à época na qual, talvez, esse sentimento foi analisado pela primeira vez, poderemos entender um pouco mais sobre ela.
A mitologia grega possui a seguinte fábula ou história, para quem acredita:
Tudo começou com Pandora que foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto auxiliado por todos os deuses e sob as ordens de Zeus.
Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, paciência, meiguice, habilidade na dança e nos trabalhos manuais.
Feita à semelhança das deusas imortais.
Durante uma guerra entre Deuses e Titãs, Zeus deu Pandora em casamento a Epimeteu, um Titã, e juntamente com a bela moça, uma caixa que continha todos os males da humanidade (a caixa de Pandora).
Epimeteu, desconfiado das intenções do deus supremo logo avisou a mulher que não abrisse a dita caixa.
Pandora, curiosa como toda mulher, não resistiu e a abriu, e os males escaparam, todos os sentimentos ruins que se pode imaginar.
Por mais depressa que providenciasse fechá-la, restou controlado e seguro apenas um único sentimento: a esperança.
E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males que hoje existem na humanidade.
Algumas conjecturas foram feitas a essa versão dos fatos, mas todos têm uma coisa em comum, o único sentimento que restou preso à caixa foi a esperança.
Diante do exposto desde o início dessa digressão, têm-se as seguintes questões a se refletir: o que a esperança estava fazendo em uma caixa com todos os males da humanidade? Será ela um sentimento ruim? Mesmo que outros sentimentos bons estivessem na caixa, por que somente a esperança restou presa? O que tudo isso quer dizer?
A mitologia grega pode ser considerada por muitos, devaneios e estórias sem fundamento, mas se analisada melhor conta muito de nossa história, consegue explicar e traduzir muitas questões que vivemos nos dias atuais, então mais respeito meu amigo!
Voltando a nossa digressão, a esperança como dito e entendido por todos é um sentimento de fé, perseverança, espera em algo.
Pode-se afirmar, até ser o sentimento que move o ser humano pela vida terrena, dá sentido a sua existência, para quem acredita, claro.
Como dizem: a esperança é a última que morre!
Como viver em um mundo sem ela?
Como enfrentar os desafios da vida sem a esperança de que as coisas vão melhorar?
Como se conformar com a morte sem a esperança da vida eterna ou de algo melhor?
Como voltar a se relacionar sem a esperança de que dessa vez será diferente?
Como passar por questões de doença sem a esperança de cura?
Como viver sem a esperança de que nossa vida valerá a pena?
A esperança precisa ser a última que morre, pois sem ela é provável que o ser humano não viva.
Atrevo-me a dizer que até mesmo Cristo recorreu a esperança em muitos momentos de sua vida. Ele acreditava que iria ascender, tudo iria passar, a esperança concreta, no caso Dele, o fez persistir e enfrentar todos os males que lhe açoitaram, fosse no deserto, fosse carregando sua cruz, fosse em sua crucificação, os únicos sentimentos que se mantiveram presentes enraizados nessa caminhada, foram o amor e a esperança concreta.
Os cristãos diriam que não era esperança, era certeza. Ele sabia o que ocorreria, Ele era filho de Deus então tinha plena consciência de tudo o que estava passando e do que viria.
Para mim, a esperança e a certeza nesse sentido, nesse contexto, não são muitos diferentes. Ele era filho de Deus, tinha consciência do que aconteceria, nós pobres mortais temos a esperança, a fé de que ocorra algo semelhante.
Agora...
Se na caixa de Pandora, como conta a mitologia grega, só tinham sentimentos ruins, por que esse sentimento tão renovador estava lá?
O que é de se refletir.
Se existiram sentimentos bons na caixa de Pandora, por que só a esperança ficou presa? A esperança seria afinal algo bom ou algo ruim?
Depois de tudo que foi dito, parece até sacrilégio cogitar a esperança sendo um sentimento ruim, mas por que não tentamos abrir a mente e imaginar outras situações. Pegando por base tudo que aqui foi dito, a esperança poderia ser cogitada como sentimento ruim e até mesmo ter uma explicação para apenas ela ter ficado presa dentro da caixa de Pandora, senão vejamos.
Se a esperança é o sentimento que move o ser humano, a época da entrega da caixa a Epimeteu, Zeus não estava muito satisfeito com a traição dos Titãs mesmo diante do fato de esses dois (Epimeteu e Prometeu) terem ficado a seu lado durante o ato (a quem interessar possa, leia um pouco sobre a guerra dos Titãs e dos deuses e a razão de sua existência), mas a caixa foi dada a Epimeteu como um cavalo de Tróia diante da desobediência de Prometeu ao oferecer aos humanos o fogo dos deuses.
Ou seja, não teria porquê um sentimento bom estar na caixa.
Como eu disse, existem várias e várias versões da estória, cada um conta a que mais lhe convém.
Não dá para em uma pequena digressão discutir todas essas versões.
Continuando...
Se afirmarmos que só haviam sentimentos ruins na caixa de Pandora, a esperança foi ali colocada com um objetivo não muito nobre e o fato de ela ter sido a única a ficar presa na caixa revela ainda mais sobre seu objetivo.
É por meio desse sentimento que os deuses escravizariam os humanos.
Mantê-los presos ao ideal de que as coisas iriam melhorar os colocariam em posição de aceitar os males impostos a eles. Se não tivessem a esperança de algo bom poder acontecer jamais iriam suportar viver em desgraça e assim entram em um círculo vicioso e os deuses estariam se vangloriando e rindo da burrice humana.
Não só na mitologia grega a esperança pode ser interpretada como um sentimento ruim, muitas pessoas utilizam esse sentimento como artifício para sujeitar pessoas as piores situações.
Quantas pessoas são mortas, estupradas, espancadas na esperança de um futuro melhor em outro pais?
Quantas pessoas se mantém em um relacionamento doentio na esperança de que a outra pessoa vai mudar?
Quantas pessoas se sujeitam a situações vexatórias e humilhantes na esperança de que algo melhor vai acontecer?
Quantas pessoas vão atrás de um sonho que nunca vai se realizar?
Uma frase que ouvi e vai ficar gravada em minha mente para sempre é: “O que importa é plantar o sonho, assim a pessoa se motiva, mas não quer dizer que este vai se realizar.”
Quantos e quantos lucram com a esperança alheia?
Quantos se perdem no mundo por perder a esperança?
Sim, por esse lado a esperança não pode ser vista como um sentimento bom. Sim, a esperança pode aprisionar um ser humano, uma vez que acreditando ou tendo a sensação de que pode controlar o futuro por suas ações, pode se tornar um perigo por agir com a ilusão de algo que nunca vai se realizar.
Um sentimento tão ruim ou ainda pior que todos aqueles soltos por Pandora, pois os outros não possuem o poder de aprisionar uma alma como a esperança possui.
Mas, por outro lado, sem a esperança o ser humano não seria nada. Dizem que a racionalidade é a única coisa que difere o ser humano dos animais, eu diria mais, a esperança dá sentido a vida do ser humano.
Sempre digo, o ser humano precisa de ao menos uma dessas três coisas para conseguir viver:
Um objetivo faz com que tenha razão de viver, de agir, de conquistar o que se deseja, de perseverar.
Um amor, o qual transforma tudo a sua volta. Aqui não significa exclusivamente amor por alguém, uma relação amorosa, pode ser amor por algo que lhe move, lhe impulsiona a sair da cama todos os dias.
E a fé (esperança) faz com que o ser humano entenda o sentido de sua existência, da razão de estar vivo e do porquê viver.
Desses três, a fé (esperança) é a única que não se pode perder.
Muitos perdem o amor de sua vida, outros se vem completamente perdidos sem objetivos claros a seguir, mas se eles tiverem fé de que as coisas vão melhorar, farão tudo que for possível e até mesmo o impossível para vencer.
Agora, mesmo o ser humano tendo um objetivo claro ou um amor incondicional pelo que quer que seja, se não tiver fé (esperança) qualquer atribulação ocasionará sua derrota e fará com que perca seu sentido de vida, sendo melhor morrer.
No mundo em que vivemos, não há vida sem atribulações, testes, disputas, desentendimentos, guerras, etc.
Só a esperança é capaz de manter o ser humano focado, inteiro e disposto a lutar por si e pelos outros, aprendendo com seus erros em busca de algo melhor.
Até pode ser que Zeus tenha colocado a esperança na caixa com um objetivo escuso, mas não deve ter contado que, assim como qualquer outro sentimento, ela é neutra e possui a mesma força para o mal e para o bem, e que, assim como controla o ser humano, ela o fortalece e o faz seguir em frente sempre.
A única coisa sabida é que a esperança é fascinante por se tornar um dilema, ela pode ser um sentimento bom e pode ser um sentimento ruim, dependendo não dela, mas de quem a usa.
Tudo que o ser humano toca ele transforma, cabe a cada um saber como transformar a sua esperança e a esperança do outro.
Use-a sem moderação, mas com muito cuidado, Pandora a guardou para você!