O DIA EM QUE A FOME FALOU
Viçosa/AL! 7:40 de uma Segunda-feira nos anos 90, antigo prédio do Funrural. Cheguei de Maceió, com o motorista da Universidade Federal de Alagoas, para fazer atendimento odontológico aos funcionários e dependentes da UFAL/CECA.
O local já repleto apesar do horário. Entrei pela “sala de espera”, dei bom dia e passei entre as pessoas com um andar que não era o normal meu! Mas sou assim, se sei que estão me olhando, minhas pernas ao andar perdem a coordenação motora. Estranho isso… Abri a porta da sala de atendimento, organizei os materiais e instrumentais e pedi à minha auxiliar pra entrar o 1º paciente. E foi assim a manhã inteira... saía um e já entrava outro. Quando deu perto de 13:00,” hs, eu já com fome e um pouco cansado, mas ainda atendendo e sabem vocês aquele barulho que a barriga faz qdo o estômago está vazio? Pois bem, no meio de uma restauração em Resina, silêncio absoluto na sala e ouvi bem alto um:
- tóimm tóimmmmmm!
Pensei: “meu Deus! A barriga com fome! Será que a paciente ouviu isso?” E fiz de conta que não era comigo e q nada tinha acontecido!
Acabei de atender, a paciente se despediu de mim, agradeceu e foi embora.
Meia-hora depois, bateram na porta! Minha auxiliar abriu e era aquela cliente que estava na sala há pouco, com um prato na mão com um sanduíche coberto com um pano branquinho: embaixo desse pano, um pão francês novinho e dentro dele alface, tomate e um bife lindo! Ela também trouxe suco de laranja...
A paciente olhou pra mim e falou:
- Aceite doutor, trouxe pro senhor! Uma hora dessas né? Eu acho que o senhor deve tá com fome!
Eu, todo “descabriado”, agradeci, ela foi embora e eu sem saber o que dizer, olhei pra auxiliar e comentei sobre o ronco estomacal:
- Acho q ela ouviu!!! E vc, tb ouviu?
Ela balançou a cabeça dizendo “sim” e caímos na risada.
Dividimos o sanduba antes de voltar aos atendimentos da tarde. Foi o melhor sanduíche da vida!!!
Ô Viçosa de um povo tão prestativo e carinhoso! Amo minha terra!