AS ATROCIDADES DO SISTEMA REPUBLICANO... 17h15min.

Os fatos lamentáveis ocorridos na Bahia, começam em 1.896, portanto, faziam sete anos, que num golpe militar, se aboliu o sistema monárquico, que vigorou por 67 anos, com prós e contras.

Na maioria das vezes não basta trocar a modalidade de governo, em que o povo acaba sentindo que não está tendo qualquer benefício, pois, há um ranço de doentio de personalismo, quanto os fatos aconteceram, foi no governo Prudente de Moraes, primeiro presidente civil eleito.

Nesta triste história havia uma figura de destaque, Antônio Conselheiro, * figura enigmática, que durante 20 longos anos viajou pela Bahia, na condição de um “beato”, pregando, palavras de esperança ao sofrido povo.

Depois dessas andanças, finalmente, idealizou, fazer uma comunidade, que aceitava suas pregações, quando fundou uma “cidade” que recebeu o nome de Belo Monte. – 1895 - * a comunidade cresceu rapidamente para um pouco mais de 15 mil habitantes, pessoas pobres, vivendo em extrema miséria, havia também os “jagunços”, que em torno de perto de 1.200, foram “contratados” para dar proteção a cidade...

As pessoas chegavam de mão vazias, eram bem recebidas, em precárias moradias, não havia propriedade, pois tudo pertencia a comunidade. Não havia pagamento de imposto, e a produção agrícola era toda divindade, para comunidade. Igreja foi construída, escola, pois havia muitas mulheres e crianças...

Estas notícias incomodava a República, pois estavam indo contra o sistema vigente. Várias tentavas, foram feitas militarmente para por um fim nesta utopia, novembro de 1896, 100 militares, janeiro de 1897, 600 militares, fevereiro de 1897, 1300, militares, todas estas tentativas, foram rechaçadas, com fragorosa derrota aos “invasores”.

Finalmente, julho de 1897, com um exército de perto de 10 mil homens, armados até de ganhões, com firme propósito de não deixar pedra sobre e destruir o povoado bem como seus habitantes...

Foi um massacre, sem precedentes até de mulheres e crianças, tudo foi destruído, inclusive o seu líder maior também foi morto, sua cabeça levada como troféu, num transloucado gesto... Se calcula entre militares e civis faleceram 25 mil pessoas.

Nosso singelo texto é bem sucinto, quem quiser saber mais detalhes, assista no Youtube: * Documentário Guerra dos Canudos. 17h50min.

Curitiba, 21 de setembro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Em tempo: finalmente hoje terminei o tratamento dentário.

https://www.recantodasletras.com.br/autoress/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/09/2023
Código do texto: T7891056
Classificação de conteúdo: seguro