Rio Verde, Goiás
Embora nascido em Jataí, resido, desde meu primeiro ano de vida recém-completado, na cidade de Rio Verde (cidades vizinhas, em Goiás). Rio Verde é uma cidade de pequena para média (nos padrões brasileiros), com população aproximada de 250 mil habitantes e população flutuante de 400 mil, conforme dados do IBGE.
É a quarta mais populosa do Estado, a terceira em arrecadação de tributos. Possui renda acima da média nacional, mas que não retrata a realidade, uma vez que esta renda é muito mal distribuída. Grande maioria da população tem renda média de até 1,5 salários-mínimos (não é difícil de se constar a diferença na cidade, andando por suas ruas). Destaca-se no cenário nacional como grande produtora de soja, de milho, de girassol, de suínos (em todos estes, está entre os maiores do país); além disso, possui grande rebanho bovino. A economia do município é alimentada pelo agronegócio, que, além da produção agrícola, é bastante industrializada (maior unidade da BRF do país, por exemplo, está aqui) com várias indústrias de pequeno a grande porte.
A localização da sede do município favorece não só a produção agrícola e industrial, como seu escoamento: em um raio de 200 km estão as fronteiras goianas com o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais; Goiânia, 240 km; Brasília, 440 km. Rodovias, hidrovia do Paranaíba e a ferrovia Norte-Sul são os principais escoadouros da produção agrícola.
É uma cidade interessante pelas suas idiossincrasias e suas contradições: picapes e SUVs parados nos semáforos com pedintes do lado de fora. O sotaque goiano (que nada mais é do que o "mineirês" do Triângulo Mineiro), outrora predominante, hoje é bastante misturado com os do Sul e do Nordeste (a maioria da população não é nativa daqui, mas de outras regiões do país). Uma boa cidade para se morar.