Coragem

Por muito tempo pensei nesse pequeno trecho e iniciei mais uma digressão, talvez na tentativa de buscar o entendimento do que ele quer retratar.

No meu ínfimo entendimento, creio que a vida não é estagnada, está em constante movimento e como seres pensantes e sociáveis estamos à mercê de acontecimentos provocados por nós ou por elementos externos.

Dessa forma, precisamos nos submeter a inúmeras intempéries ou glórias.

Outra máxima que cai como uma luva para essa ponderação é: “Tudo na vida é passageiro, a alegria passa, a tristeza também.”

Por mais que o momento em que se estiver vivendo esteja ruim, degradante, humilhante ou simplesmente desconfortável, precisa-se ter em mente que este momento não durará para sempre, ele passará e tem-se que ter coragem para enfrentá-lo de cabeça erguida, com raciocínio lógico e com a certeza de que com dedicação e determinação as coisas irão se resolver.

Se fazer de vítima e aguardar por um milagre não vai trazer solução para nada!

É preciso enfrentar seus problemas como realmente são, não subestimando ou superestimando, mas racionalizando cada situação a fim de sair da melhor forma disso.

Por mais que o momento em que estiver vivendo esteja maravilhoso, perfeito, feliz, sem defeitos, não se preocupe: isso também não durará para sempre, passará, precisa-se vivê-los sim, com intensidade. A vida é feita disso, momentos.

Não estou aqui querendo impor a ideia de que não se deve ser feliz, estou apenas argumentando que não há felicidade eterna, vivemos momentos felizes.

Como dito acima, a vida está em constante movimento.

Não admitir que esses momentos são passageiros ocasiona grandes frustrações.

É preciso ter coragem para não se acomodar com os breves momentos de alegria.

Não importa o momento em que esteja vivendo, a vida sempre irá requerer coragem para enfrentar seus próprios medos, preconceitos, irresignações, não irá esperar que se recupere da queda para seguir em frente ou que aproveite todos os momentos felizes para ser decepcionado, magoado.

É preciso estar preparado para enfrentar o que quer que seja e mesmo que isso não aconteça, a coragem de viver lhe dará forças para superar os desafios impostos a todo instante nessa roda viva da vida.