Dois velhos conhecidos encontram-se e atualizam informações sobre a vida.

 

- Você também prefere o ônibus a ir de carro, não?

- Sim. Eu fui à farmácia de alto custo e para estacionar por lá é impossível.

- E o ônibus circular deixa você na porta da farmácia. Carro para quê?

- Você sabe, eu sou fã do SUS. Assim como você. Mas a burocracia é infernal.

- É um teste de paciência, para nervos de aço. Mas há muita fraude, sabe?

- Nós sabemos que fraude e burocracia mantêm relação simbiótica, não?

- Um não vive sem o outro. A burocracia floresce onde a confiança não cresce.

- Meu médico gasta mais tempo preenchendo formulários do que comigo.

- Meu também. E ainda se exige a assinatura do diretor do hospital. Imagine!

- E quem confere? Guiam-se pelo carimbo apenas. Isso tudo é triste, sabe?

- Lembra-se do ditado “A má moeda expulsa a boa”? É exatamente isso.

- E a frustração do médico que se vê reduzido a preenchedor de formulários?

- Sem falar na quantidade de papel impresso gerado desnecessariamente.

- Eu mesmo terei de retornar porque faltou um formulário.

- E você ficou sem receber a medicação?

- Claro! Cumprir a burocracia é mais importante do que a saúde do munícipe.

- E se você reclamar ficará marcado e será atendido no rigor das portarias.

- O atendente me disse que preciso retornar ao médico e obter o formulário.

- Será que ele sabe que não existe esse tal retorno? Só em uma consulta?

- Ele é tão vítima como nós. Já devem ter liberado no passado, mas...

- Eu sei. Vieram as fraudes e o sistema precisa se proteger. E nós pagamos...

- Exato. O maior prejudicado com essas normas é sempre o paciente.

- Ah, se os que definem as portarias estivessem sujeitos a elas. Tudo mudaria.

- Perfeito. A questão é que quem dita as regras não se lhes está sujeito.

- Na primeira vez em que tivessem de se submeter a elas, mudariam tudo.

- Seria o “Não faça aos outros o que não quer para si mesmo”. Retórica pura.

- Outro problema lá na farmácia de alto custo são as vagas para idosos.

- Eu sei. Estão sempre ocupadas por veículos sem cartão. Quem fiscaliza?

- O pessoal da zona azul nada faz, porque não são vagas da zona azul.

- Melhoramos bastante, mas ainda somos uma sociedade bem primitiva...

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 20/09/2023
Código do texto: T7889750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.