Nunca diga a um barbeiro que é psicólogo

Incrível a relação íntima que um barbeiro adquire com seu cliente em questão de minutos.

Era um dia de semana, e eu estava procurando uma barbearia para deixar meu cabelo "na régua", pois estava na semana de formatura da minha namorada. Um amigo me indicou o barbeiro K, próximo ao shopping Maceió. Eu já havia reservado dias antes para não ter de ficar aguardando muito tempo. Cheguei, aproximadamente, umas 14:00, já fui me sentando na cadeira. K com muita presteza me entregou um copo de água, e perguntou se eu queria um cafezinho, aceitei os dois. Em um momento e outro do corte, algumas conversas aleatórias foram surgindo, e ele me perguntou o que fazia, e onde morava. Quando respondi que eu era psicólogo, eu senti que alguma coisa mudou. Ele me relatou que foi a uma psicóloga pra tentar salvar um antigo relacionamento, mas que não gostou muito, pois ela (a psicóloga) só fez torrar o dinheiro dele, e "ela não falava nada, só perguntava, e quando eu respondia ficava calada", bom, pela neutralidade, eu presumi ser psicanálise. Desse momento em diante, eu ouvi coisas sobre a vida de K que ia da mais tenra infância aos dias atuais. Totalmente à vontade para falar de tudo e sem filtro, K abriu a sua vida: descobri sobre a relação conturbada com a família, o divórcio dos pais, a sua posição política (pasmem, bolsonarista, tsc tsc), as inúmeras namoradas e, dentre elas, um grande amor.

O que mais me fez refletir quão maravilhosa é a magia da barbearia, essa relação barbeiro-cliente é um elo que se assemelha muito a médico-paciente e/ou psicólogo-paciente (entre tantas outras profissões), existe, sim, o processo de transferência, e a cadeira de corte se transforma de quem corta. Quem está ali sentado, sente a necessidade de falar, e fala tanto ou talvez mais que o próprio barbeiro. Apesar da demora, que é um fato, você sai leve e mais estiloso, não é terapia, mas é terapêutico. O questionamento que eu fiquei ao sair de lá: Será que se eu não tivesse dito que era psicólogo, toda essa conversa teria acontecido do mesmo jeito e modo que aconteceu? Eu acho que não, talvez seria outras histórias, outros relatos.

Essa foi a história do dia que cheguei às 14:00 numa barbearia e saí às 17:30. Bom, pelo menos o meu cabelo saiu bem cortado.

Arietseb
Enviado por Arietseb em 20/09/2023
Reeditado em 24/09/2023
Código do texto: T7889702
Classificação de conteúdo: seguro