Pecado
Palavrinha difícil essa.
O termo pecado é comumente utilizado em um contexto religioso judaico-cristão para descrever qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada de leis divinas.
No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão.
Em latim, o termo é vertido por peccátu. Na própria Bíblia é dada a especificação de pecado: "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei."
Se formos entrar no contexto religioso temos que as leis de Deus se baseiam no amor, senão vejamos:
A Bíblia diz em Romanos 13:10: “O que ama ao seu próximo não lhe faz nenhum mal. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”
A Bíblia diz em Mateus 22:37-40: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Assim sendo só há pecado se o amor não for verificado.
Então se me perguntam o que é pecado eu retomo aos filtros de Sócrates quanto às palavras. Faz mal ao outro? Faz mal a mim? Me faz feliz?
Explicando melhor:
Ao se pensar, dizer ou fazer algo, para não cometer um pecado deveria-se:
Em resposta à primeira pergunta, me colocar no lugar do outro e perceber se esses verbos vão feri-lo, magoá-lo, não pelos conceitos que esse tem da vida, mas como ser humano, como parte de mim.
Em resposta à segunda pergunta, seria preciso perceber se esses verbos vão de encontro a quem eu sou ou quero ser, não pelo contexto social, mas pelo que está em mim e em meu ser.
E em resposta à terceira pergunta seria preciso definir o que me faz feliz, não uma felicidade momentânea, externa, alheia ao que meu coração pede, mas o que me faz feliz a alma, o que me pulsa o coração, o que me faz sorrir e chorar de emoção.
Assim eu poderia dizer se pequei ou não, pequei contra o outro quando não o percebi e impus minha verdade sobre a dele, pequei contra mim quando me deixei de lado para viver uma vida que não era minha apenas para fazer parte de um todo que não me cabia e pequei contra a lei de Deus quando deixei de amar o outro e a mim mesmo não me permitindo ser e fazer feliz quem importa e quem se importa.
Todo o resto não importa só aprisiona a alma e esse é o maior de todos os pecados.