Ponto de vista
Como dizem, um ponto de vista é a vista de um ponto e há pontos demais sendo analisados, compilados, agregados na história humana.
Cada ponto é visto sob um prisma que desencadeia a visão de outros tantos pontos, a costura que se faz dessas visões forma tudo que conhecemos até hoje e daqui para frente.
Dito isso, é preciso racionalizar sobre as verdades em que acreditamos. Serão elas tão verdadeiras assim?
Nos curvamos ao que está escrito nos anais da história como uma fórmula matemática, onde o resultado é sempre o mesmo.
Esquecemo-nos que a história foi escrita por humanos e sob um ponto de vista, como dizem: quem conta um conto, aumenta um ponto.
Napoleão Bonaparte pontuou perfeitamente no que tange a história humana ter sido formada por um conjunto de pontos de vistas aos quais chegou-se a um acordo. Mentiras, verdades, quem há de saber?
O que se sabe é que não há verdade absoluta e que por detrás de cada ponto de vista que compõe nossa história há verdades incontáveis e inefáveis.
Os heróis da história humana, guerreiros, santos, deuses, se vistos por outro ângulo não seriam tão nobres como dizem, mas esse outro ângulo não é mostrado, não dá ibope, não engaja.
Os adoraríamos tanto quanto se soubéssemos que eles não são seres divinos, mas sim humanos e passiveis de erros e atrocidades humanas? Que só estão no Panteão da moral por terem realizado um ou outro feito extraordinário que por si apagou todo seu manchado passado e ofuscou qualquer deslize futuro?
“A história foi escrita pelos vencedores” - frase atribuída a George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair - assim se pegarmos o ponto de vista dos perdedores dos mesmos atos, teremos de nuances a fatos que jamais pensaríamos terem sido possíveis, que se colocados em contraposição à história contada, surgiria uma nova ordem mundial, em todo seu conceito.
Por vezes os vencedores que escreveram a história usaram de meios tão nefastos para alcançarem seus objetivos que se analisada essa história a fundo não mereceria ter sido escrita, mas esse é só mais um ponto de vista.
Foi escrito em outra digressão que para o ser humano ter um futuro, o passado precisa conhecer, mas esse conhecimento do passado não pode ficar atrelado ao que está escrito, o ponto de vista ali descrito precisa ser analisado sob a luz da razão que se lançada ao prisma dos fatos e contextos sociais da época ressoará a voz de verdades e verdades recônditas até então.
E assim a história, da forma como deveria ter sido efetivamente escrita, será conhecida e com isso poderá formar seu próprio ponto de vista sobre a história que vive e sonha um dia viver, deixando seu legado e seu recado ao futuro de que a história quem conta é você.