Atos e Consequências
Para tal composição, temos uma das leis de Newton: “Toda ação tem uma reação”
Mas creio que a questão não seja tão superficial, uma vez que as consequências dos atos praticados levam a outros atos e novas consequências, entrando numa trama, poderíamos dizer uma “cama de gato” sem precedentes, não se consegue definir aonde começou o efeito.
Dito isso, para um melhor entendimento, é necessário vincularmos essa máxima ao seguinte ditado popular: “Você pode ser inconsequente, mas não irresponsável”.
Assim, pode-se interpretar a dita frase como: toda ação (ato praticado) tem uma reação (consequência), que pode não ter sido prevista (inconsequência) mas ocorrerá e cabe a cada ser se responsabilizar, ou não (irresponsabilidade), pelas consequências advindas de seus atos.
Acredito ter complicado um pouco a interpretação.
Para desenrolar essa “cama de gato” podemos resumir ao seguinte: você pode agir sem pesar as reações que suas ações irão ocasionar, mas acredite, alguma consequência terá. Cabe a você arcar com a responsabilidade dos seus atos ou simplesmente assumir a postura de “não tenho nada com isso”.
Nem todas as ações são pesadas imaginando quais seriam suas consequências, isso não é um problema, não temos como pensar em tudo e mesmo que consigamos, alguns riscos merecem ser corridos. Assim, assumimos a obrigação de arcar com as consequências que virão, tenham sido elas previstas ou não.
Não adianta iniciar uma ação sem prever as consequências e no momento que cair a ficha de que aquela ação irá ocasionar reações com as quais não estamos dispostos a assumir, voltarmos atrás.
O primeiro passo foi dado, este desencadeou uma sequência de consequências. O fato de voltar atrás gerará novas reações que, igualmente, podem não ser previstas, mas que ocorrerão.
O que fazer?
Tem como voltar atrás no ato de voltar atrás? Não!
Ou seja, só há duas opções: não agir sem pesar as consequências de seus atos ou ser maduro o suficiente para arcar com o efeito destas, sejam quais forem. A vida é feita de escolhas!
Quando você afirma não ter escolha é porque ela já está feita.
Viva com isso, não culpe terceiros ou circunstâncias por ações e reações não previstas.
Assuma uma postura ética e responsável diante da vida e das consequências de suas inconsequências.