SONHOS UTÓPICOS... * 17h58min.

Há, seres humanos que vivem além de seu tempo, foi o caso deste nosso personagem de hoje, em que, estamos prestando homenagem em sucinta crônica.

Em 1. 949, se forma com destaque engenheiro mecânico, mas, houve um senão na última prova, não seguiu à risca o que o seu professor pedira, em razão disto quase foi reprovado, apresentou um projeto de um carro, quando o professor o repreendeu dizendo: carro não se construí, se compra.

Pelo seu destaque no curso, uma multinacional o deu a ele uma bolsa de estudos, nos EUA, - GM – isto foi muito útil a ele, pois lá no âmago de sua alma, queria construir uma indústria automobilista nacional. Também prestou serviços a Volkswagen e Ford, poderia “acomodar-se” pois os salários eram compensadores de um alto executivo...

Com muito determinismo, foi vencendo os “entraves”, quando finalmente em 1975, no município de Rio Claro, finalmente tem uma grande sede, para dar andamento aos seus projetos, de Jipes, a automóveis, cujo o maior destaque é para o BR 800, que pasmem! Fazia 25 km com um litro gasolina, também, foi o pioneiro do primeiro carro elétrico da América Latina...

Aquilo que deveria ser orgulho para os brasileiros, isto é, o país ter uma indústria automobilista nacional, para não ficar refém das multinacionais, - Ford, Chevrolet, Volkswagem, e Fiat, que aportou em nosso país em, 1.976...

Em seu apogeu chegou a ter perto de 800 empregados, também houve uma “carta de intenções” do governo do Ceará, para lá abrir sua indústria, bem como do governo de São Paulo, no final não passou de promessas que não foram cumpridas...

O famigerado governo Collor, deu o golpe final, nesta indústria, pois beneficiava a Fiat em detrimento dela, num total falta de patriotismo...

Em 1.993, o epílogo, é decretada a sua falência, que alias este ano fazem 20 anos, na época estava no vigor de seus 67 anos, em 2.009, vem a falecer, com certeza desgostoso pelo final de seu sonho... 18h23min.

Curitiba, 13 de setembro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasltras.br/autorees/walmorzimerman

0

*Gurgel Motores do Brasil.

*João Augusto do Amaral Gurgel, nasceu em Franca, São Paulo, em 26 de março de 1.926, faleceu em São Paulo em 30 de janeiro de 2.009

Quem se interessar pelo tema há dois vídeos: Sonhos e ferrugem, a história da Gurgel e Porque a Gurgel faliu?

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/09/2023
Código do texto: T7884890
Classificação de conteúdo: seguro