Segredo

Os segredos são como zumbis, nunca morrem de verdade.

Por mais inconfesso seja o segredo que guarda, pensando estar ele enterrado a sete palmos do chão, nunca morrerá de verdade, ou lhe assombrará a cada passo que der ou te aprisionará num enredo de mentiras e mais segredos.

Caso o segredo que guarda não seja seu, serão dois aprisionados, um pelo receio de seu segredo ser revelado e outro com um medo constante de que o segredo do outro lhe afete mais que seus próprios.

De qualquer forma esse zumbi irá consumir o que vier à sua frente pois junto com um segredo que nem no confessionário temos coragem de dizê-lo, vem uma horda de mais e mais segredos que juntos transformam a vida de quem o guarda.

Confessar não é uma opção pois tem a força de mil bombas nucleares que arrasaria por completo seu mundo medíocre.

Resta então calar-se e ver-se consumir dia após dia por uma culpa dilacerante, que aos poucos se transforma em um animal feroz, julgando a tudo e todos, crendo que assim como tu és capaz de guardar um segredo, todos são, não há inocentes no mundo, o dedo em riste então se torna a arma mais poderosa que se pode ter, o mundo é seu inimigo mortal, não há em quem confiar, aponta-se o dedo para tirar do foco o seu segredo.

Até quando será possível viver assim? Não se sabe, a quem diga que por toda a eternidade.

Quanto mais segredos guarda, quanto mais zumbis alimenta, mais morto e mortal se torna, frio e frígido, a um ponto de se tornar incapaz de reconhecer o amor e a bondade no outro e em si mesmo.

É um looping eterno e para se livrar dele é preciso morrer em vida para renascer sem as amarras que o prendem na engrenagem criada para se proteger de si mesmo.

Todos os segredos, se revelados, destruirão parte do mundo que se conhece, tirar a máscara sempre será um processo doloroso.

Alguns desses segredos libertos têm o poder de trazer quem os carrega para a realidade de si e essa é a maior das bênçãos que poderia ter.

Outros serão o fim de tudo que se construiu, o apocalipse de uma vida baseada na mentira inventada, antes não era possível dormir pois os fantasmas do segredo atormentava a alma, agora não se pode dormir pois os fantasmas do medo das consequências de seus atos espreitam cada olhar, cada afastamento, cada desprezo e ressentimento causados por ele.

Como dito em outra digressão, quem não gostaria de confessar uma culpa, mesmo que não seja sua? Nesse caso não há como confessar.

Quem guarda um segredo inconfesso não vive e não morre, vaga pelo mundo arrastando os próprios grilhões e atirando-os em quem se aproximar.

Quanto maior e mais inconfesso o segredo guardado, mais carrasco se faz, todo fiel da balança esconde um peso que só pende para o lado que deseja.

Só é importante lembrar que o segredo que guarda nunca morre e que além de te assombrar dia e noite poderá voltar e te arrastará com ele para o fundo do inferno.