UM CHATO, MAS OBVIAMENTE INOCENTE

Humor?

Era dia de folga.

Dia de passear sob o sol, de ver e sentir o mar e de, sob o calorão da baixada, quem sabe até tomar aquele sorvete da memória afetiva.

Tudo estava ali, como de costume há tanto tempo atrás, mas seria preciso fechar os olhos e a percepção para não deduzir o notório: as coisas mudaram por inteiro.

Na simples dinâmica do dia a dia se percebe o quanto o óbvio espanta as novas gerações .

Então, entramos e nos sentamos ali, naquela mesma sorveteria da esquina, apenas para pedir uma gelada água mineral gaseificada para depois prosseguirmos na caminhada da areia.

Papo vai, papo vem, não demorou muito para que meus glomérulos pedissem por fluxo.

Fui ao sanitário com os cuidados de sempre.

Eu me refiro a fazer uso das coisas básicas como água, sabão, papéis higiênico e toalha, enfim, saneamento estrutural.

Mas ali cheguei à conclusão de que minha exigência atingiu a casa do insuportável.

Do ininteligível, melhor dizendo.

-Por favor! Não tem papel nem sabonete no sanitário - disse eu à simpática mocinha que dali cuidava- poderia me fornecer?

- Ah, não precisa. A senhora tem que lavar as mãos no lavabo de fora, próximo aos sorvetes.😱

Obedeci prontamente , mas achando algo bem esquisito.

Imaginei alguém com uma" diarréia lá dentro" -e sem papel higiênico!- indo" lavar as mãos lá fora".

E o meu susto continuou.

-Moça, aqui fora também não tem sabão!- ( eu nem faria questão da falta da toalha).

E na torneira escorregava um fio microscópico de água.

Na face da mocinha um inconformismo explícito com o nível da minha exigência sanitária.

Eu li prontamente: " ô gente chata!!"

Parecia eu um ser do outro mundo ..

Mas a minha chata inocência tinha um álibi: saúde.

Saí da sorveteria 🤔 pensando: " ainda bem que a água mineral estava lacrada".

Ali havia uma aula de epidemiologia a céu aberto...e ensolarado.

Aula de como as doenças infecto-contagiosas agradecem pela falta da Educação...e por aqui fazem a festa.

Tomar ali um sorvete? Nem com todos os antibióticos do mundo!😂

Coisa , de fato, do passado!

A minha memória afetiva que se vacine!

Ainda bem que o sal do mar, dizem, mata tudo!

Talvez até mate as células céticas e pra lá de assustadas, as do meu inconformismo...🙏