CRÔNICAS - FÓRMULA 1
Crônica – O que é uma corrida de Fórmula 1
Quando vejo as corridas de formula 1, perdeu a graça como se fosse aqueles brinquedos de Autorama da Estrela... se lembram que os carrinhos eram todos iguais só vencia quem era realmente bom nas curvas fazendo quando fora da pista que de vez em quando sai tão veloz que ou tombava ou avançava além de sua pista e o piloto frustrado de não ter vencido a corrida de autorama!
Hoje quando assisto tal de heptacampeão que nunca teve nenhum piloto de outra equipe, que fizesse duelo para valer contra ele, não teve como ele não sair vencedor, pois seu parceiro o deixava vencer, pois os carros eram os mesmos e o Sir Lewis Davidson Hamilton Lebastier era o primeiro piloto da equipe e daí o segundo tinha que dar passagem a ele de qualquer forma, mesmo que estivesse muito bem, o que não ocorre, mas hoje em dia, pois o tal piloto da Mercedes atual, não existe mais tal privilégio do primeiro piloto e daí quem tem ganho muitas vezes tem sido o seu parceiro George Russel, também um excelente piloto.
Não sou fã de piloto encrenqueiro, pois aquele que realmente pilota bem não falha nunca e não fica reclamando que alguém o prejudicou durante a corrida! Com relação a atual competição onde o piloto holandês Max Verstappen, ganhou já 10 vezes consecutivamente sem que seu parceiro Sérgio Perez seja problema de serem nessa competição nenhum deles ter tal privilégio de ser primeiro ou segundo piloto, vale a corrida e vencer seja quem for, pois na Red Bull não tem essa de ser primeiro piloto desde os tempos de Sebastian Vettel que tinha vencido 9 vezes consecutivamente!!!
Quem sabe se no próximo ano a Mc Laren mostre para que veio com bons pilotos, pois Lando Norris e Piastri estão dando show de pilotagem superando as Ferraris e a Aston Martin, sem falar na Mercedes que esse ano virou coadjuvante para nem chegar no pódio que era o orgulho do piloto Lewis Hamilton durante o ano passado, mas dessa vez perderam o posto do pódio, dando a vez até mesmo ao Pierre Gasly, ou ao Alonso!
E depois de tanto tempo, Felipe Massa quer o título de Campeão da Fórmula 1 de 2008, quando Nelsinho Piquet, para dar o título a Fernando Alonso, deu propriamente de propósito um cavalo de pau numa reta e bateu no muro, e a corrida foi vencida por Alonso com a mutreta feita por Flávio Briatore que realmente mandou Nelsinho Piquet bater de propósito numa reta, sem furar pneu ou coisa parecida!
Mas acredito que tudo isso mesmo a Ferrari que nesse ano de 2008 foi apenas Vice-Campeã, deveria ter reclamado tal fato e não deixar por conta do piloto agora depois de vários anos se sentir prejudicado e lesado naquela competição que deveria realmente ter sido cancelado tal corrida de Singapura!
Onde teremos de novo a competição no próximo dia 15(treino) 16 (Sprint) 17 o Grande Prêmio de Singapura? Será que alguém vá atrapalhar a hegemonia da Red Bull Racing team, esse ano de 2023 que já simplesmente o Campeão já é o Max Verstappen com mais de 130 pontos mais que o segundo colocado que é o seu parceiro Sérgio Perez!!!
E a AlphaTauri, arranjou um problema colocando Lian Lawson no lugar de Daniel Ricciardo, que fraturou os dedos da mão, e esse novato demonstrou que é excelente piloto, mostrando se melhor que Ricciardo e Tsunoda, obtendo melhor classificação mesmo sendo um piloto estreante na fórmula 1!!! Será que para o próximo ano teremos algum brasileiro como piloto estreante na Fórmula 1???
Nota do autor:- Nos meus tempos de Interlagos de 1970 a 1972 como responsável na área de Cronometragem das corridas, e convivendo principalmente como os pilotos, aprendi a gostar do cheiro de gasolina azul de alta octanagem e rendimento máximo, bem como tal barulho ensurdecedor das máquinas velozes!!!
Infelizmente a época de ouro da Jolly, uma equipe paulista, coincidiu com o fechamento da pista de Interlagos para reformas, entre 1968 a 1969.
Interlagos deixou de presenciar um dos mais fabulosos carros que correram no Brasil até aquela época: a Alfa P33 vermelha, o mesmo carro que chegara em 4° lugar em Le Mans em 1968. Com esse carro de 2 litros, José Carlos Pace e Marivaldo Fernandes ganharam muitas corridas em 1969, revezando-se na condução do bólido. Cabe lembrar que nessa época já corriam aqui uma Lola T70 de cinco litros e um Ford GT 40.
Além da P-33, as Alfas GTA 23, 25 e 27 continuaram a correr como coadjuvantes, acumulando bons resultados para a Jolly, que se tornou campeã brasileira mais uma vez, desta feita com José Carlos Pace. Foi num treino em Interlagos, entretanto, que a P-33 acabou destruída por Marivaldo, e em 1970 a Jolly voltou a usar suas GTA e a recém chegada GTAM de 2 litros.
Pace se fora para a Europa correr na F3, e entre outros a Jolly teve como pilotos os dois irmãos herdeiros do Pão de Açucar, Abílio (pai de Pedro Diniz) e Alcidez Diniz. Além das vitórias de Marivaldo/Zambello, nos 1000 km de Brasilia, e de Catapani/Gancia nos 250 km, foram os Diniz os responsáveis pelas duas últimas grandes vitórias da Jolly: as Mil Milhas de 1970 e as 12 Horas de Interlagos de 1971. De fato, Abílio chegou à última corrida do campeonato de 1971 com chances de se sagrar campeão brasileiro, mas acabou cedendo o título (e o vice) para a dupla da Hollywood, Lian Duarte e Chico Lameirão. Devido a queixas dos participantes que foram desclassificados como Wilson Fittipaldi que com seu Opala esperou um tempo e deu a volta pelo anel externo de madrugada!!! O resultado de quem venceu somente foi dado na quarta feira a noite na Federação Paulista de Automobilismo!!!