Tolerância

ACHO que ninguém nunca deve ser servil e nem aceitar de cabeça baixa ataques e atentados à sua dignidade ou quaisquer tipos de atos que atentem contra sua honra. Deve reagir com vigor fazendo valer seu amor próprio. Deve defender sua honra com altivez.

No entanto, ninguém deve perder a cabeça e partir para a retaliação tipo violenta. Nunca. Por mais indignados que estejamos precisamos ser altivos mas com calma e dentro dos parâmetros do direito e da civilidade. Lembro Victor Hugo: “A tolerância é a melhor das religiões”.

É comum no calor das discussões sobre ideias e posições políticas, os ânimos se exaltarem. Por isso é preciso, na medida do possível e sem comprometer a altivez e nem o amor próprio e resguardando a dignidade, sermos tolerantes nas nossas reações. Sempre nas minhas discussões lembro uma frase de Platão: “O maior nível da educação é a tolerância”. Lembro também Caryle; “Tolerância é a paciência concentrada”.

Outro ponto, quando dos meus conflitos mais veementes, costumo ponderar se estou mesmo com a razão e penso no que disse Erich Remarque: “A tolerância é a filha da dúvida”.

No mais, precisamos defender nossas ideias e honra com altivez mas sem perder de vista a tolerância é a razão jamais. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/09/2023
Código do texto: T7881433
Classificação de conteúdo: seguro