Professora Maria Rosa de Oliveira Magalhães

[Macaúbas 1894 – Santa Maria da Vitória 1990

Nós te amaremos, espírito iluminado, através das rosas, das águas do Rio Corrente e da brisa que sopra. Nós te amaremos através das rosas porque és uma delas.

Nós te amaremos todas as manhãs, relembrando dos dias em que, aflita, elevavas uma oração a Deus, pedindo que nunca faltasse o pão em nossas mesas.

Nós te amaremos durante todo o dia, através do trabalho, através dos estudantes, pois eles retratam o seu exemplo de mestra abnegada, de mulher de fibra que desde jovem dedicou sua vida à educação sem visar bens financeiros.

Nós, frutos do seu amor e trabalho, crescemos e nos desenvolvemos intelectualmente, graças à sua mão amiga que, além de mestra, foi também nossa mãe.

Nós te amaremos através da sua escola, da rua com seu nome, da Macambira, de seus humildes alunos que, agora mais do que nunca, devem ser nossos também.

Nós te amaremos nas festividades escolares através dos cantos, dos poemas, das dramatizações porque em hino te tornaste, tu que não querias riqueza e nem glória, te tornaste imortal.

Nós te amaremos através da sua igreja, onde mesmo trôpega, e nos seus últimos dias de vida, vinhas pedir ao pai celestial

por teus filhos, por uma sociedade mais pacífica e humana.

Nós te amaremos nos momentos de dor, sentindo a falta de tua mão amiga, relembrando teus sábios conselhos.

Nós te amaremos através da arte, da natureza, através do próximo, através de Deus, porque foste em vida e em morte um grande exemplo DELE.

Nós te amaremos através de nós mesmas, porque, mesmo faltando um pedaço de nossas vidas, continuarás a existir, a cantar, a ensinar, eternamente através da saudade e do amor.

-----------------------------------------------------

Publicado originalmente no jornal O Posseiro nº 74 maio 1990

(Enviado por Kynkas Lisboa)