O Teatro do Seu Zé

Permitam-me apresentar-lhes um personagem singular que cruzou meu caminho há alguns anos, deixando uma marca indelével em minha memória e me presenteando com uma lição de vida que carrego comigo até hoje.

Era um fim de tarde abafado no Rio de Janeiro, o sol se pondo em tons de laranja sobre o horizonte, lançando sombras longas nas ruas movimentadas. Eu caminhava pelo centro da cidade, observando o vai e vem dos transeuntes, quando meu olhar foi atraído por um homem idoso sentado em um banco da praça. Seu nome era José, como descobri mais tarde.

José era um homem de idade avançada, com cabelos brancos como a espuma das ondas do mar. Seu rosto era marcado por rugas que contavam histórias de uma vida longa e cheia de desafios. Ele usava um terno surrado, que parecia testemunhar décadas de lutas e conquistas.

O que mais me chamou a atenção, no entanto, não foram suas roupas humildes ou sua idade avançada, mas sim o brilho intenso em seus olhos. José tinha um olhar que parecia atravessar o tempo e penetrar na essência das coisas. Seus olhos eram janelas para um mundo interior rico e complexo.

Decidi me aproximar e puxar conversa com aquele homem fascinante. Ele sorriu com gentileza e aceitou minha companhia. Começamos a conversar, e à medida que ele compartilhava suas experiências de vida, percebi que estava diante de um verdadeiro tesouro de sabedoria.

José havia vivido uma vida de altos e baixos. Ele enfrentou desafios inimagináveis, perdas dolorosas e momentos de glória que poucos alcançam. No entanto, sua perspectiva era surpreendentemente serena. Ele me disse que, ao longo de sua jornada, aprendeu a abraçar todas as facetas da vida, tanto as alegrias quanto as tristezas.

"A vida é como uma peça teatral," ele disse, com um sorriso tranquilo. "Cada ato é importante, mesmo os mais sombrios. A verdadeira arte está em abraçar o enredo como um todo e encontrar beleza nas reviravoltas do destino."

Essas palavras ecoaram em minha mente como um verso poético de Drummond. José me ensinou que a vida é uma experiência complexa e multifacetada, repleta de altos e baixos, e que nossa capacidade de encontrar significado nas adversidades é o que define nossa jornada.

Ele também compartilhou histórias de compaixão e empatia, momentos em que ajudou desconhecidos em suas horas mais sombrias. Para ele, a verdadeira grandeza não estava em conquistar riquezas ou fama, mas em tocar o coração humano e fazer a diferença na vida dos outros.

À medida que a noite caía sobre a cidade, despedi-me de José com gratidão no coração. Ele me ensinou que a verdadeira riqueza reside na sabedoria adquirida ao longo de uma vida vivida com autenticidade e empatia. Seu olhar penetrante, que atravessava o tempo e o espaço, permaneceu comigo como um lembrete constante de que, mesmo em meio às complexidades da vida, podemos encontrar beleza e significado.

Bernardo Reis
Enviado por Bernardo Reis em 06/09/2023
Código do texto: T7879472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.