O MUNDO NOVO

Quarta-feira, 6 de Setembro de 2023.

Não há mais nenhuma dúvida para ninguém que a vida tornou-se muito mais fácil do que antes. As tecnologias e os aparatos relativos a elas facilitaram tudo. Ou quase. Apenas para os mais velhos é que algo pode continuar em certa dificuldade. Mas essas gerações mais novas tiram tudo de letra.

Então, um dos fatos que podemos constatar com certa facilidade é a comunicação entre as pessoas. Parece que grande parte aprendeu a dominar a retórica, a verbalização e tudo o mais que possa existir para tais e tantas facilidades. Mesmo que tenham mudado por completo a gramática, abandonando a semântica e desrespeitando as regras de acentuação. Inventa-se termos todos os dias e vida que segue...

E como dito por alguém, a internet "deu espaço para os imbecis". E aconteceu um fato interessante. Ninguém imaginava que esse número, ou contingente, era de tal tamanho. Com isso, veio a reboque a mediocridade e a vulgaridade. A classe, a ordem, a regra e a qualidade, dentre mais outros quesitos, caíram por terra, venceram os imbecis, com certeza.

Tudo isso deixa configurado o que podemos classificar como paradoxo circunstancial. Isso porque se deve esperar que tais circunstâncias em breve, ou logo, cesse. Chegue ao seu final, fazendo retornar o bom senso. Mas isso, paradoxalmente, parece ser um fato irreversível.

Mas é triste constatar que chegamos a um ponto sem volta. Só não possuindo razão, para imaginar que aqueles velhos modos e jeitos voltem. O agravante é que todo esse revertério atual aumente. Sem domínio e sem controle. Fazendo-nos acreditar que o velho mundo acabou. E esse que está aí seria o famoso "mundo novo". O do caos, da safadeza, da sem-vergonhice e afins. Para gáudio dos que fazem parte dele.

Enfim, este é o barro que possuímos para trabalhar. O jeito será amoldar-se a ele. E olhe lá! Nem que seja só de modo paralelo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/09/2023
Código do texto: T7879116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.