MAIS UM SETEMBRO SE INICIA... 16h32min.

Este mês, uma data importante nos vem à mente o sete setembro, em que na próxima quinta, a nação brasileira completará 201 anos de sua independência. Foram 322 anos de “subordinação” ao país de além mar, Portugal, usando precárias caravelas, conseguiram chegar as terras brasileiras, um país continente, que já era habitado por povos indígenas, com suas tradições, e, que independente do “homem branco”, tocavam suas vidas...

Outros povos, com destaque a Holanda e França, “cobiçaram” estas ricas terras, porém, Portugal se manteve resoluto para manter nossa unidade territorial, que foi até ampliada, pelo desbravamento dos bandeirantes...

Com certeza teremos um sete de setembro “diferente”, um país dividido, entre “esquerda” e “direita”, a segunda “corrente”, está incentivando o fique em casa, em que afirma que não a nada para se comemorar, diferente de 2022, quando monumentais manifestações foram feitas nesta data, em que o povo, envolto pela bandeira verde amarela, cuja uma multidão incontável, nas principais capitais do país, e em outras cidades de menor porte, comemoravam, euforicamente esta data: o de nossa independência...

Setembro, - dia primeiro de 1.939 – é uma triste data para sofrida humanidade, o início da Segunda Guerra Mundial, quando, sem justificava, a Alemanha invadiu a Polônia, dando início a mais um conflito mundial, e pasmem! Apenas 21 anos após término da Primeira Guerra Mundial, que segundo a crença de muitos seria o último conflito da humanidade, ledo engano, este foi mais avassalador, pois se “aprimorou” a “arte” de matar e destruir.

Inúmeras nações participaram de um lado se alinharam Inglaterra, França, EUA, Rússia e nosso Brasil, que foi dar sua cota de sacrifício nas terras da Itália, do outro lado estavam alinhados Alemanha, Itália e Japão...

Foram, quase seis anos de sofrimento coletivo, de milhões de civis, militares, que perderam suas vidas, cidades, arrasadas, pontes, ferrovias, portos e estradas, tudo em nome da guerra, após quase seis anos, veio a “paz”, - 9 de maio de 1.945 – exceto para o Império do Sol Nascente, em que duas cidades japonesas seriam, quase totalmente destruídas, Hiroshima e Nagasaki, em que pela primeira vez seriam usados a fusão nuclear, através de duas mortíferas bombas atômicas dia 6 e 9 de agosto, que poria fim ao longo conflito...

As guerras é a insensatez humana, em que a violência se coloca acima da razão, após, o fim do conflito bélico, começa as reconstruções, que não deixa de ser um paradoxo, provando a inutilidade das guerras... Repetindo estas aberrações do comportamento humano, temos a Rússia e a Ucrânia cometendo os mesmos erros, até quando? Quando a humanidade finalmente compreender que a PAZ e o ENTENDIMENTO, vale mai s a pena dos que as guerras... 17h18min. Um feliz feriado prolongado aos nossos presados leitores (as) Curitiba, 05 de setembro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespirrtas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/09/2023
Código do texto: T7878717
Classificação de conteúdo: seguro