A triste história de Maria Dolores

Maria Dolores é uma jovem senhora de 40 anos, que vive numa pequena cidade do interior. Seu pai já idoso, sofria com problema no pulmão e tinha dificuldade para respirar.

Ela largou o seu trabalho de empregada doméstica, para cuidar do seu querido pai. Infelizmente no barraco em que mora, havia muito, pó, bolor e umidade, o qual afetava diretamente o estado de saúde de Seu Miserivaldo.

Maria Dolores, fazia todo tipo de chá para o Pai, crendo em sua melhora. Ele tomou chá de hortelã, chá de equinácea, chá verde, chá de eucalipto, chá de limão com alho, chá de alecrim, chá de alfavaca e chá de anador. Todavia, o seu estado piorava cada dia mais.

Mulher de fé, Maria Dolores fez várias campanhas nas igrejas pentecostais. Foi orar no monte e fez até um voto. Se o pai melhorasse nunca mais tomaria café. Fez tudo isso e muito mais e o seu estado se agravava dia após dia.

Quando ele passava mal, levava o, ao Pronto Atendimento, e tinha que ser ajudado e respirava através do balão de oxigênio. Enfim, depois de muitas idas e vindas Miserivaldo dependia do balão de oxigênio para respirar. Depois de uma grande batalha judicial o SUS, autorizou "graciosamente" o Balão de Oxigênio.

Passado um certo tempo, faltou o bendito oxigênio. Maria Dolores desesperada vendeu a televisão, o tanquinho de lavar roupa e algumas galinhas e conseguiu comprar este oxigênio tão caro, para mantê-lo vivo.

Na semana passada , faltou oxigênio. Maria Dolores não tinha mais dinheiro, tentou com um parente próximo e nada. Os amigos nesta hora, fugiram. Falou com o vereador Larapiano, mas ele não fez nada, pois estava com viagem marcada para Brasília. Angustiada e atormentada foi pedir ajuda a Secretaria de Saúde e foi dito que há todo um protocolo para que o Oxigênio posse liberado. E que esses protocolos não poderiam ser quebrados. Certamente, O Protocolo vale mais que uma vida.

Maria Dolores chorou, chorou e chorou e ninguém a ajudou nesta hora dantesca. Foi pra casa às pressas. E vendo seu pai em fase terminal, se abater como um animal pernicioso. Clamava ao céu por ajuda. Mas, também a ajuda não chegou...

E Miserivaldo, foi desfalecendo aos poucos, e agoniado morreu miseravelmente nos braços da filha. Quanto ao sepultamento não darei nenhum detalhe, pois foi mais revoltante ainda...

Três dias se passaram, e Maria Dolores estava sentada num banco de madeira em frente a sua casa, fazendo um tapete de retalhos. Do nada apareceu a ambulância do SUS, com três tubos de Oxigênio. Era tarde demais...

Maria Dolores, olhou para eles com um misto de raiva e rancor. E disse: " Meu pai foi sepultado já faz três dias" e continuou fazendo seu tapete de retalhos, para aplacar o seu descontentamento contra este Maldito sistema....

Antonio Magnani
Enviado por Antonio Magnani em 04/09/2023
Código do texto: T7877885
Classificação de conteúdo: seguro